Setor espera “novos impactos positivos” com as autorizações
Frigoríficos de nove estados brasileiros foram habilitados para exportar carne suína, bovina, equina e de aves para a África do Sul. Ao todo são 19 unidades autorizadas, de acordo com Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com isso, o Brasil passa a ter 28 frigoríficos habilitados para vender esses produtos para o país sulafricano.
Segundo o ministério, um mesmo frigorífico pode exportar diferentes tipos de proteínas. A distribuição divulgada tem 13 habilitações para carne de aves, oito de carne bovina, cinco de carne suína e duas de carne equina. São Paulo é o estado com mais unidades, seis no total. As demais se localizam no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro.
Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), comemorou as novas habilitações e disse que isso deve ampliar os negócios entre os dois países. “Com as novas habilitações, esperamos novos impactos positivos não apenas para a carne de frango, como também para a suína, que tem um ótimo potencial de fortalecimento de parceria no auxílio à segurança alimentar sul-africana”, avaliou o presidente da entidade, Ricardo Santin.
A associação destacou ainda que a África do Sul já é um país relevante no mercado de carne avícola, sendo o quinto principal destino dessas exportações, somando 276,5 mil toneladas entre janeiro e outubro deste ano e receita de US$ 154 milhões.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.