Economia

ExpoLondrina terá espaço focado em melhoramento genético na pecuária 

Feira começa nesta sexta com expectativa de superar em 10% os negócios gerados no ano passado; volume somou mais de R$1,2 bilhão 

A  62ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina)  começa nesta sexta-feira, 05, e espera receber até o dia 14 de abril cerca de 500 mil visitantes. Os portões do Parque Governador Ney Braga abrem às 09h, mas a cerimônia oficial de abertura está agendada para às 16h com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior. 

Neste ano, a temática da feira pretende trazer dois ambientes: um de cursos, negócios e tecnificação durante o dia; outro voltado ao entretenimento no período da noite. O evento é organizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e o presidente da entidade, Marcelo El Kadre, ressalta esse papel.

“O mote da nossa feira é esse: a exposição que você quer ver. É o dia todo com ações. Começamos com cursos, palestras, treinamentos, visitas de produtores. Este ano devem vir mais de 30 mil produtores para cá. Além disso, há leilões e no começo da noite começa o entretenimento, com a parte gastronômica e shows, que nós somos a primeira etapa do Circuito Sertanejo”, completa El Kadre ao Agro Estadão.

Pavilhão focado em melhoramento genético 

Entre as novidades deste ano estão os pavilhões dedicados ao mercado pet e ao melhoramento genético na pecuária. Será possível fazer comercialização de matrizes, reprodutores e sêmen. Além disso, cerca de sete mil animais de raça estarão expostos no local. O espaço para os animais de estimação vai contar com empresas do ramo  Pet Food, Pet Care e Pet Vet, além de rodadas de negócios e palestras. 

Ao todo serão cerca de 300 expositores, com participação também de montadoras e indústrias de maquinário agrícola. No ano passado, a feira movimentou aproximadamente R$ 1,26 bilhão em negócios e a expectativa neste ano é aumentar o valor de 10% a 12%. 

O presidente da SRP classifica o interesse das empresas e expositores como uma “grata surpresa” e está confiante com as possibilidades do evento. “Apesar da situação hoje da agricultura e da pecuária, de frustração de safra, nós temos visto que as indústrias e montadoras estão acreditando na ExpoLondrina porque é uma grande vitrine. Eles estão vindo com promoções e preços diferenciados dos praticados durante o ano”, disse El Kadre.

Ao que ficar atento na ExpoLondrina?

O Agro Estadão preparou um compilado com as principais atrações da ExpoLondrina. Confira o que a feira traz neste ano.

O que preciso saber para participar da ExpoLondrina?