Com produtividade média de 3,5 mil quilos por hectare, cultivar tem validação para 19 estados e o Distrito Federal
A Embrapa lança nessa terça-feira, 26, em Petrolina (PE), a cultivar de feijão carioca biofortificado BRS FC409. De acordo com a estatal, a variedade, do tipo carioca, possui mais ferro e zinco, boa produtividade no campo e resistência a doenças. A apresentação ocorre na abertura do Semiárido Show 2025.
Entre as características produtivas do BRS FC409, destacam-se: ciclo de 85 a 95 dias, produtividade média de 3,5 mil quilos por hectare, porte ereto, flores brancas e grãos de brilho opaco. O feijão apresenta teores médios de 66 mg/kg de ferro e 35 mg/kg de zinco, acima da média de outras cultivares, além de resistência elevada ao mosaico-comum e tolerância intermediária à ferrugem, antracnose e murchas bacterianas e fúngicas.
A cultivar tem validação para 19 estados e o Distrito Federal, abrangendo regiões do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul: Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.
Resultado de melhoramento genético convencional, o BRS FC409 foi desenvolvido pela Embrapa Arroz e Feijão em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a empresa Beckman Sementes.
As sementes podem ser adquiridas junto à parceira de transferência de tecnologia Beckman Sementes, listada na página da cultivar no portal da Embrapa na Internet. O produto também pode ser destinado a programas governamentais de compras institucionais, como o PNAE e o PAA, ampliando sua presença em escolas e comunidades.