Economia

Brasil abre mercado de pet foods para Taiwan

Exportações são de derivados de produtos lácteos e para animais de estimação não convencionais, como hamsters

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciaram a abertura do mercado de Taiwan para pet foods derivados de produtos lácteos brasileiros e de animais biungulados ou de aves. Os animais biungulados possuem casco fendidos em dois, como é o caso de bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A autorização é destinada para produtos de alimentação de animais de companhia não convencionais, como tartarugas, papagaios, coelhos e hamsters.

Oficialmente, o governo brasileiro chama Taiwan de Taipé Chinês, por isso a nota em conjunto das pastas traz esse termo. Sobre os alimentos animais derivados de produtos lácteos, o comunicado em conjunto afirma que “essa aprovação permite ao Brasil expandir suas exportações de produtos lácteos, atendendo a um segmento específico e crescente no mercado global de pet foods”.

Somente nos seis primeiros meses, Taiwan já comprou US$ 712 milhões em produtos agropecuários brasileiros. Em 2023, a soma chegou a US$ 1,64 bilhão, sendo os principais produtos cereais, farinhas e preparações, e produtos do complexo soja. 

Com esses dois novos mercados, o Brasil chega a 88º abertura de mercado neste ano, segundo o governo. Desde 2023 já são 166 novos mercados em 55 países diferentes. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.