PUBLICIDADE

Economia

Anec confirma recorde de exportação de soja em março

Total embarcado foi de 16 milhões de toneladas, representando um aumento de 18,8% em relação ao mesmo mês de 2024

Nome Colunistas

Broadcast Agro

02/04/2025 - 18:01

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) confirmou números recordes para as exportações brasileiras de soja em março, totalizando 16,096 milhões de toneladas, conforme dados consolidados divulgados em seu relatório semanal. O volume representa um aumento de 18,8% (2,55 milhões de toneladas a mais) em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram embarcadas 13,548 milhões de toneladas, e estabelece um novo recorde mensal para o produto.

O resultado ficou muito próximo do teto da estimativa divulgada na semana passada, que projetava embarques entre 15 milhões e 16,12 milhões de toneladas. O volume de março supera o recorde anterior de exportação de soja, registrado em abril de 2021, quando foram embarcadas 15,7 milhões de toneladas.

Para o farelo de soja, a Anec registrou exportações de 2,168 milhões de toneladas em março, volume 5,7% abaixo da estimativa de 2,3 milhões de toneladas, divulgada na semana passada. Mesmo assim, o resultado representa crescimento de 20,5% em relação a março de 2024, quando foram embarcadas 1,8 milhão de toneladas.

Os embarques de milho totalizaram 474,2 mil toneladas no mês passado, volume 15,1% superior à projeção de 412 mil toneladas da semana anterior. Na comparação com março de 2024, o crescimento é de 237,3% sobre as 140,6 mil toneladas exportadas no período.

O trigo foi o único produto que registrou queda na comparação anual, com exportações de 205,8 mil toneladas em março, volume 74,2% inferior às 799,1 mil toneladas embarcadas no mesmo mês de 2024. Em comparação com a estimativa da semana passada, de 211,3 mil toneladas, houve recuo de 2,6%.

PUBLICIDADE

No acumulado do primeiro trimestre, as exportações brasileiras de soja somam 26,947 milhões de toneladas, incremento de 14,4% frente ao mesmo período de 2024. O farelo totaliza 5,314 milhões de toneladas no acumulado do ano, alta de 6%. As exportações de milho atingem 4,976 milhões de toneladas, um impressionante avanço de 243,3%, enquanto os embarques de trigo recuaram 29,8%, para 1,42 milhão de toneladas.

Segundo o relatório da Anec, na semana encerrada em 29 de março, foram exportadas 3,484 milhões de toneladas de soja, 591,3 mil toneladas de farelo e 49,5 mil toneladas de trigo. Esses números ficaram abaixo da estimativa divulgada na semana anterior, que previa embarques de 4,33 milhões de toneladas de soja e 602,9 mil toneladas de farelo.

Para a semana entre 30 de março e 5 de abril, o line-up dos portos indica embarques de 4,697 milhões de toneladas de soja, um aumento de 34,8% em relação à semana anterior. Também estão programadas 734,6 mil toneladas de farelo (alta de 24,2%), 62,2 mil toneladas de milho e 15 mil toneladas de trigo.

O porto de Santos (SP) continua liderando os embarques, com 1,841 milhão de toneladas de soja programadas para esta semana, alta de 24,4% em relação à previsão da semana anterior (1,48 milhão). Paranaguá (PR) aparece em segundo lugar, com 603,7 mil toneladas, recuo de 7,8% ante as 654,9 mil toneladas previstas anteriormente.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Taxação dos EUA pressiona agro e aumenta risco inflacionário global

Economia

Taxação dos EUA pressiona agro e aumenta risco inflacionário global

Trump impõe tarifas de 30% contra México e União Europeia; veja quais produtos do agronegócio serão afetados por essa medida

Unica: Centro-Sul processa 42,706 milhões de t de cana na 2ª quinzena de junho

Economia

Unica: Centro-Sul processa 42,706 milhões de t de cana na 2ª quinzena de junho

A produção de açúcar na segunda metade de junho totalizou 2,845 milhões de toneladas, recuo de 12,98% em comparação à safra anterior

BNDES libera recurso para a primeira fábrica de glúten vital do Brasil 

Economia

BNDES libera recurso para a primeira fábrica de glúten vital do Brasil 

Indústria conseguirá produzir até 25,6 mil toneladas do produto 

Fusão BRF-Marfrig: CVM suspende assembleia pela segunda vez

Economia

Fusão BRF-Marfrig: CVM suspende assembleia pela segunda vez

Adiamento atende pedidos de acionistas minoritários, que questionaram a falta de informações detalhadas sobre os termos da operação

PUBLICIDADE

Economia

BNDES ofertará recorde de R$ 70 bilhões em crédito no Plano Safra

O valor é 5% superior ao oferecido ao setor agropecuário na temporada anterior

Economia

Exportação do agronegócio em junho recua 3,6% ante junho/24

No último mês, os cinco principais setores exportadores foram complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais e café

Economia

Exportação de soja deve crescer 24% em julho, aponta Anec

O volume fica abaixo dos 13,5 milhões de toneladas embarcados em junho, seguindo o padrão de redução após o pico da safra

Economia

Gripe aviária: México e Reino Unido retomam importação de frango do RS

As exportações de carne de frango de todo o território brasileiro continuam suspensas para 10 destinos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.