Cotações

Tilápia: preços sobem, mas oferta robusta freia valorização

Levantamento do Cepea aponta valorização em abril, impactada pelo peso elevado dos peixes

As cotações da tilápia viva ou resfriada registraram aumentos em quase todas as praças monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Conforme os pesquisadores, “a valorização da tilápia era esperada pelo setor, devido ao período da Quaresma, mas o aumento no preço acabou sendo limitado pela maior oferta, tendo em vista o fato de os peixes ainda estarem com peso elevado”.

O levantamento do Cepea indica que na região dos Grandes Lagos, entre o noroeste paulista e a divisa sul-mato-grossense, o preço médio da tilápia atingiu R$ 8,06 por quilo em abril, representando uma elevação de 3,4% em comparação com março.

No mercado internacional, o volume e a receita provenientes das exportações de tilápia apresentaram retração em abril frente ao mês anterior. Contudo, os resultados de abril superaram significativamente os números observados no mesmo período de 2024. Dados da Secex revelam que as exportações totalizaram 1.533 toneladas, uma queda de 1,9% no comparativo mensal, mas um expressivo aumento de 82,8% em relação a abril do ano passado. A receita alcançou US$ 5,8 milhões, com um recuo mensal de 17,6%, porém um avanço anual de 49,4%.