Cotações
Queda no preço do adubo favorece produtor, diz Mosaic
Consultoria recomenda antecipação de compras para evitar gargalos logísticos no plantio da safrinha de milho
Broadcast Agro
08/12/2025 - 13:03

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de novembro fechou em 1,12, representando uma queda de 3,8% em relação ao mês anterior. Segundo a Mosaic, a redução indica um cenário favorável para o produtor rural. Em nota, a Mosaic afirma que a combinação de mercado externo, câmbio e preços dos fertilizantes contribuiu para o movimento. “A variação foi influenciada pelo comportamento das commodities agrícolas, recuo do dólar e redução pontual na aplicação de fertilizantes”, disse.
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic, e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e das principais lavouras brasileiras: soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.
Segundo comunicado, as commodities apresentaram leve alta média de 0,8%, com destaque para a soja (+2,1%), impulsionada pelo suporte internacional e pelo aumento das compras chinesas após novos acordos comerciais com os Estados Unidos. O milho também avançou (+2,6%) em virtude da entressafra e da limitada oferta. Já algodão (-1,2%) e cana-de-açúcar (-0,4%) tiveram quedas moderadas. O câmbio contribuiu adicionalmente, com o dólar recuando 0,8% no período.
Quanto aos preços dos fertilizantes, a Mosaic afirma que recuaram cerca de 2% em novembro – antes de novas altas do enxofre, que já ultrapassou os níveis de US$ 500 por tonelada no Golfo Árabe, acumulando altas sucessivas. “Há também a assinatura antecipada do contrato de fornecimento de cloreto padrão para a China em 2026, em níveis superiores de preço ao visto neste ano. O acordo surpreendeu o mercado por ser sido fechado historicamente como um dos mais antecipado que já se observou”, disse a empresa.
A Mosaic alerta, ainda, para as questões geopolíticas, que permanecem em evidência, com os recentes acordos comerciais envolvendo China, Estados Unidos e Brasil, o mercado agrícola global tende a maior estabilidade. “A China mantém compras relevantes, mas as negociações globais trazem volatilidade.”
No cenário interno, a empresa recomenda que os agricultores organizem suas compras e recebam seus fertilizantes de forma antecipada, considerando que o plantio do milho safrinha deve se concentrar logo após a colheita da soja, que deve atrasar. A Mosaic afirma que, com o aumento significativo do uso de sulfato de amônio em relação à ureia, a movimentação nos portos tende a ser ainda maior. “Antecipar operações pode garantir disponibilidade, eficiência logística e melhores condições comerciais.”
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Cotações
1
Preços globais do café despencam mais de 8% com suspensão de tarifa pelos EUA
2
Super safra derruba preços e açúcar atinge mínima em cinco anos
3
China faz nova compra de soja dos EUA e cotações sobem quase 3%
4
Preço do leite no RS chega ao menor valor em dois anos
5
Milho, trigo e algodão: qual a tendência no curto prazo?
6
Exportações e demanda aquecidas mantêm viés de alta do complexo soja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Cotações
Boi gordo: mercado perde força enquanto exportações alcançam recordes
Novembro registra maior média diária de embarques da história, enquanto frigoríficos se programam para férias coletivas
Cotações
Após 15 meses de alta, preço do boi gordo recua em Mato Grosso
Segundo giro do confinamento elevou a oferta de animais prontos para o abate no Estado, aponta Imea
Agropolítica
Bahia investe R$ 10 milhões em Câmaras Setoriais no setor agropecuário
Objetivo é reativar espaços de diálogo entre governo e setor produtivo que perderam continuidade ao longo dos últimos anos
Cotações
Soja: firmeza dos preços depende da China e do clima, aponta consultoria
Markestrat Group avalia que demanda externa segue ativa, mas suspensão de cargas por parte da China está gerando incerteza e volatilidade
Cotações
Preço do leite no RS chega ao menor valor em dois anos
Conseleite avalia o cenário como um reflexo da entrada de leite importado, que tira a competitividade do produto nacional
Cotações
Oferta elevada no mercado internacional desafia os preços do trigo
Produção mundial do cereal deve chegar a 829 milhões de tonelada, com destaque para alta produção do mercado argentino
Cotações
Alface tem queda de preço no atacado pelo 3º mês seguido em outubro, diz Conab
Segundo a companhia, oferta elevada e menor demanda pelo alimento explicam queda nas cotações desde agosto
Cotações
Café arábica sobe em Nova York, enquanto robusta recua em Londres
Mercado de café ainda reflete a retirada das tarifas adicionais de 40% impostas pelos EUA sobre as exportações brasileiras