PUBLICIDADE

Cotações

Moagem de trigo cresce 2% em 2023, para 12,81 milhões de t, diz Abitrigo

O volume total de moagem de todos os moinhos, tanto associados quanto não associados à Abitrigo e os estimados, apresentou um aumento de 250.888 toneladas

Nome Colunistas

Broadcast Agro

10/05/2024 - 17:11

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

São Paulo, 10 – O Brasil registrou moagem de 12,81 milhões de toneladas de trigo no ano passado, em 147 plantas industriais, o que corresponde a um crescimento de 2% em relação ao volume de trigo moído no ano anterior. Os dados foram compilados pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e divulgados nesta sexta-feira, 10.

Em comunicado, o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, disse que “esta edição da pesquisa contou com um alto grau de adesão por parte dos moinhos brasileiros, que contribuíram com 90,5% dos valores apurados. O volume total de moagem de todos os moinhos, tanto associados quanto não associados à Abitrigo e os estimados, apresentou um aumento de 250.888 toneladas”.

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo o levantamento, três novas plantas entraram em funcionamento em 2023, representando um número maior de moinhos ativos no Brasil, quando comparado ao ano passado.

A pesquisa mostrou, ainda, que, em 2023, a extração de farinhas foi de 76% e, desse montante, a maioria das farinhas (36,1%) foi destinada para “Panificação e pré-misturas”, seguido de “Indústria de massas” (13,2%), “Embalagens de 1kg” (12,7%) e “Indústria de biscoitos” (10,1%). Além disso, o levantamento também constatou que São Paulo é o Estado que mais destina sua produção para o próprio Estado. Já o Paraná é a região que mais destina sua produção para outras Unidades da Federação.

De forma geral, as empresas destinam em média 88% de sua moagem à venda de produtos ao mercado e apenas 12% à integração de massas e biscoitos, disse a Abitrigo.

PUBLICIDADE

Pelo Brasil

O levantamento apresentado pela Abitrigo também trouxe um panorama da moagem nos Estados e regiões do Brasil. A amostra do total compreende 112 empresas, as quais, juntas, respondem por 147 plantas moageiras e ilustra a distribuição regional dos moinhos e respectiva moagem, expressas em toneladas e porcentuais em relação ao total.

O Paraná continua como Estado com maior número de plantas moageiras – 44 no total – e também como o Estado com o maior porcentual de moagem do Brasil, totalizando 30% do volume nacional, o que representa aproximadamente 3.828.185 toneladas.

Em seguida está o Rio Grande do Sul, com 38 plantas e moagem de 2.170.986 toneladas, representando 17% da moagem nacional. São Paulo é o terceiro Estado em plantas moageiras, com 15 instaladas e um volume de 1.596.973 toneladas, o que representa 12% do total. Santa Catarina vem atrás, com 13 plantas e um volume estimado de 606.320 toneladas, representando 5% do trigo moído no País.

A região Centro-Oeste e os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais têm, juntos, 17 plantas moageiras e representam 11% da moagem nacional, com 1.372.398 toneladas. Já as regiões Norte e Nordeste, juntas, têm 20 plantas moageiras e representam 25% do trigo moído no Brasil, com 3.241.946 toneladas.

“A Pesquisa de Moagem da Abitrigo é um importante referencial para a produção de farinha de trigo no País. A partir dela, podemos trabalhar junto aos nossos associados na tomada de decisões relevantes a esse elo da cadeia do trigo, garantindo resultados mais assertivos para a indústria moageira e a segurança alimentar da população brasileira”, concluiu Barbosa.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Café arábica sobe em Nova York, enquanto robusta recua em Londres

Cotações

Café arábica sobe em Nova York, enquanto robusta recua em Londres

Mercado de café ainda reflete a retirada das tarifas adicionais de 40% impostas pelos EUA sobre as exportações brasileiras

Preços globais do café despencam mais de 8% com suspensão de tarifa pelos EUA

Cotações

Preços globais do café despencam mais de 8% com suspensão de tarifa pelos EUA

Especialista indica tendência de queda no curto e médio prazos à medida em que haja uma normalização do fluxo global de exportações

China faz nova compra de soja dos EUA e cotações sobem quase 3%

Cotações

China faz nova compra de soja dos EUA e cotações sobem quase 3%

O contrato da soja para janeiro do próximo ano avançou 2,91%, para US$ 11,57 por bushel, neste início de semana

Super safra derruba preços e açúcar atinge mínima em cinco anos

Cotações

Super safra derruba preços e açúcar atinge mínima em cinco anos

Alta prevista na produção da Índia, Tailândia e Paquistão é um dos fatores que sustentam o superávit de 1,63 milhão de toneladas de açúcar

PUBLICIDADE

Cotações

Exportações e demanda aquecidas mantêm viés de alta do complexo soja

Enquanto isso, o mercado de milho segue estável com avanço do plantio e o trigo enfrenta perdas no Sul devido ao excesso de chuva e doença fúngica

Cotações

Café arábica cai mais de 5% com possível corte de tarifas nos EUA

Recuo do dólar frente ao real também influenciou movimento de baixa na bolsa de Nova York nesta quarta-feira, 12

Cotações

Milho, trigo e algodão: qual a tendência no curto prazo? 

A Markestrat Group indica o que esperar do cenário de preços dessas commodities agrícolas nas próximas semanas 

Cotações

Preços da laranja e do suco caem em meio ao pico da colheita

Valores da caixa da laranja no mercado doméstico recuaram quase 10% na primeira semana de novembro

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.