Valores devem seguir firmes no curto prazo, influenciados pela oferta global e flutuação do câmbio
Refletindo uma menor oferta e valorização do dólar, o mercado de fertilizantes iniciou 2025 em alta. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, os preços dos principais grupos de fertilizantes (nitrogenados, fosfatados e potássicos) na praça de São Paulo subiram na comparação com o ano passado. No entanto, houve queda na cotação para a ureia na comparação mensal.
Em abril, até a primeira quinzena do mês, o preço da ureia caiu 4,3% na comparação mensal. “Os preços menores no mercado internacional do gás natural — principal matéria-prima para este fertilizante —, e a produção se estabilizando no Irã, melhorou a oferta, colaborando para o quadro”, destaca a consultoria. Ainda assim, na comparação anual, os preços subiram 20,9%.
Já os valores dos demais fertilizantes, como o cloreto de potássio e o superfosfato simples em pó, ficaram estáveis na comparação com março, enquanto na comparação com abril do ano passado, os preços subiram, 8,1% e 6,8%, respectivamente.
A cotação do MAP (fertilizante que fornece nitrogênio e fósforo) subiu 1,2% na primeira quinzena de abril referente à primeira quinzena de março. Enquanto isso, frente ao mesmo período do ano passado houve avanço de 28,4%. “Esse movimento é marcado pela oferta ainda restrita, cenário que persiste há alguns meses. Além disso, o preço do enxofre no mercado internacional está em alta. Esse cenário está pressionando ainda mais os preços do MAP no mercado externo e interno, pois o enxofre é utilizado na produção de ácido fosfórico, um dos principais ingredientes do MAP”, destaca em boletim.
(ureia, cloreto de potássio em pó, super simples em pó e MAP)
Fonte: Scot Consultoria
Para o pecuarista, o poder de compra com relação ao superfosfato simples em pó — utilizando para correção do solo, influenciando o crescimento de pastagens — está 3,1% melhor na comparação mensal. Isso porque, mesmo com a alta do preço do adubo no período (+3,1%), cotado em R$ 1.893,38, a arroba do boi também apresentou alta em igual comparação (+3,5%).
“Em abril, em São Paulo, foram necessárias 5,9 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada do adubo”, informa a consultoria. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a relação de troca está 22,4% melhor, uma vez que, em abril de 2024, eram necessárias 7,7 arrobas de boi gordo para a aquisição de uma tonelada do adubo.
Fonte: Scot Consultoria
Diante do cenário atual, a expectativa no curto prazo para o mercado de fertilizantes é de que os preços continuem firmes, influenciados pela oferta global restrita e pelas flutuações na taxa de câmbio. Segundo a Scot, a estabilização da produção de gás natural no Irã pode proporcionar algum alívio temporário para os preços da ureia e do cloreto de potássio. No entanto, a alta nos preços do enxofre, essencial para a produção de ácido fosfórico, continuará a pressionar os preços dos fertilizantes fosfatados, como o MAP.