Média diária de embarcada está 30% acima do registrado em abril de 2024; Se ritmo for mantido, volume mensal pode superar resultado do último ano
As exportações brasileiras de carne bovina in natura seguem em ritmo acelerado. Ao longo de abril (até a terceira semana do mês), foram embarcadas, em média, 12,2 mil toneladas de carne por dia, de acordo com números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O volume representa um crescimento de quase 30% em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado (236,4 mil toneladas).
Se esse ritmo for mantido até o fim de abril, o total embarcado poderá chegar a 269,6 mil toneladas, abrindo caminho para um novo recorde nas exportações mensais do setor, assim como verificado em março.
Além do volume, o preço em dólar aumentou 10% no acumulado de abril em relação a um ano atrás, em torno de US$ 5 mil por tonelada, conforme dados analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Apesar do aumento dos embarques para o exterior, no primeiro trimestre, a disponibilidade de carne no mercado doméstico calculada pelo Cepea foi a segunda maior da história. Mesmo assim, os preços da arroba bovina se mantêm em patamares elevados. “Isso demonstra a resiliência do consumo doméstico e também a influência de preços internacionais mais elevados”, destacam os pesquisadores.
Segundo o Centro de Estudos, os valores domésticos subiram, em média, 25% frente a abril de 2024. Até a quinta-feira, 24, o indicador Cepea/Esalq acumulava valorização de 1,46% no mês.