Cotações

Chuvas e menor colheita reduzem moagem de mandioca em 13%

Equilíbrio entre oferta e demanda mantém preços estáveis

O volume de moagem de mandioca recuou 13%, resultando em 52,9 mil toneladas esmagadas nas fecularias na semana passada. As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com os pesquisadores, a última semana foi de diminuição no ritmo de colheita de mandioca, diante da baixa disponibilidade de lavouras e, principalmente, da ocorrência de chuvas na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Esse cenário, somado ao fato de algumas empresas já terem entrado em recesso, resultou na queda do volume de esmagamento nas indústrias de fécula e de farinha, com a ociosidade média em 53,5% da capacidade instalada. 

O equilíbrio entre oferta e demanda manteve as cotações praticamente estáveis no período. A média nominal da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 699,93 por tonelada (R$ 1,2173 por grama de amido), com leve alta semanal de 0,4% e avanço real de 11,6% em relação ao mesmo período do ano passado (considerando o IGP-DI como índice de correção monetária).

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.