Clima

MS, SP e PR estão em alerta de grande perigo com onda de calor 

Inmet alerta para risco à saúde humana e de animais, com temperaturas 5ºC acima da média; na região Sul do país, o risco é de tempestade 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém três estados em alerta de grande perigo com calor. O aviso indica que a condição segue até o início da noite de segunda-feira, 18. Segundo o Inmet, parte do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo estão passando por uma Onda de Calor, com temperaturas de 5º acima da média, o que pode trazer riscos à saúde humana e também aos animais.

As áreas afetadas são indicadas com a cor vermelha no mapa abaixo. São elas:

Paraná: Norte Pioneiro, Norte Central, Noroeste, Região Metropolitana de Curitiba e Centro Oriental Paranaense.

São Paulo: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara, Campinas, Itapetininga e Assis.

Mato Grosso do Sul: região Leste, Sudoeste, Pantanais Sul Mato-grossense e Centro Norte.

Na região Sul do país, além de calor, o alerta é para tempestade 

O Inmet também alerta para perigo com tempestade nos três estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. O aviso foi publicado neste domingo, 17, e vale até o meio-dia de segunda-feira, 18.

O alerta indica que as chuvas podem ficar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com queda de granizo e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Essas condições podem provocar estragos em plantação, queda de árvores, alagamentos e corte de energia elétrica. Se for necessário, a orientação é acionar a Defesa Civil (fone 199) ou o Corpo de Bombeiros (fone 193).

Fonte: Inmet

As áreas afetadas são indicadas com a cor laranja no mapa. São elas: 

Santa Catarina: todo o estado.

Paraná: todo o estado. 

Rio Grande do Sul: Noroeste, Sudoeste, Nordeste, Centro Oriental, Centro Ocidental e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mato Grosso do Sul: Sudoeste e Leste. 

São Paulo: Bauru, Itapetininga, Presidente Prudente, Marília, Assis, Litoral Sul e Região Macro Metropolitana Paulista.