X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Julho começa com frio, mas clima esquenta durante a semana

1 minuto de leitura

01/07/2024 | 05:00

Por: Da Redação

Fim de semana teve a menor temperatura do ano registrada até agora

Os primeiros dias de julho ainda terão mínimas bem abaixo do que os brasileiros estão acostumados, pelo menos em parte do país. Em Urapema (SC) foi registrada no último domingo, 30, a menor temperatura do ano, -7,2ºC. 

Isso porque a frente fria e a onda de frio que atinge o Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste teve o seu auge no último fim de semana e foi considerada pelos especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a mais forte até agora. Ela ainda deve provocar algumas quedas na temperatura nesta segunda, 1º, e terça, 2. Porém, a partir de quarta, 3, o fenômeno perde força e os termômetros voltam a aumentar. 

Apesar disso, as mínimas ainda devem ser baixas na parte central do país (Centro-Oeste, parte do Sudeste e parte do Nordeste). Isso porque as noites devem ser com poucas nuvens, o que favorece a dispersão da radiação solar acumulada na superfície durante o dia, então, é mais difícil manter as temperaturas altas, especialmente nas primeiras horas do dia. 

Nos dois primeiros dias de julho, o Sudeste pode ter pontos com 7ºC de mínima e máximas na casa dos 33ºC. No Centro-Oeste, os termômetros podem ir a 5ºC e também a 34ºC de máxima no período da tarde em algumas áreas. Tocantins, Rondônia e Acre devem ter mínimas abaixo dos 20ºC. Já no restante do Norte, as menores temperaturas devem oscilar entre os 22ºC e 25ºC, assim como no Nordeste.

Também há previsão de geadas para o Sul nos dias 1º e 2 de julho, e a temperatura pode voltar a ficar abaixo de zero em algumas áreas. As máximas não devem passar dos 27ºC por lá. 

Chuvas

As chuvas mais expressivas são esperadas para a região Norte, mais precisamente o norte do Pará e do Amazonas, Roraima e Amapá. Por lá, a terça, 2, pode ter acumulados mais significativos. 

Na segunda, 1º, pode chover em algumas áreas do Sudeste, como os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e a na área da divisa entre o sul de Minas Gerais e São Paulo. 

Já na terça, 2, só os capixabas terão possibilidade de precipitações no Sudeste. O litoral nordestino, do Rio Grande do Norte a Bahia, também pode receber algumas chuvas. 

No meio da semana, o Rio Grande do Sul e o extremo sul de Santa Catarina também têm chances de chuvas, porém com acumulados baixos. 

Categorias: Clima

Matérias relacionadas