PUBLICIDADE

Clima

Fim de semana terá temporais, vento e granizo; veja em qual região

A maior parte do País deve registrar tempo seco e calor; em Cuiabá, Palmas e Teresina, temperatura pode passar dos 40°C

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com

24/10/2025 - 17:53

Nuvens carregadas já provocam chuva sobre a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 24. Foto: Adobe Stock
Nuvens carregadas já provocam chuva sobre a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 24. Foto: Adobe Stock

O tempo firme dos últimos dias deve dar lugar à chuva entre este fim de semana e o início da próxima semana, nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com a meteorologista Kerollyn Andrzejewski, da Tempo OK, “nuvens carregadas já provocam chuva, trovoadas e rajadas de vento sobre a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 24.

Já o restante do País deve sofrer a ação de um sistema de alta pressão que atua sobre o Atlântico Sul e mantém o ar mais seco, dificultando a formação de nuvens de chuva. Com isso, as precipitações significativas ficam restritas a poucas áreas.

CONTEÚDO PATROCINADO

Região Sul

Os maiores volumes são esperados a partir de sábado, 25, com acumulados expressivos sobre a Fronteira Oeste e as Missões Gaúchas. No domingo, 26, e na terça-feira, 28, há risco de tempestades com granizo e ventos de até 70 km/h no oeste do Paraná e de Santa Catarina.

Entre segunda, 27, e quarta-feira, 29, uma frente fria avança pela região e leva chuva constante aos Portos de Santos e Paranaguá. “Os acumulados devem variar de 53 a 60 milímetros ao longo do período, podendo superar os 80 mm de forma pontual”, afirma Kerollyn.

A meteorologista alerta ainda para o potencial de formação de Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), grandes complexos de tempestades que podem atingir o Paraná no domingo.

PUBLICIDADE

Centro-Oeste

As temperaturas entram em uma gradual elevação e voltam a subir. A umidade relativa do ar tende a ficar baixa até segunda-feira, 27, com índices abaixo de 30% em várias localidades e temperaturas acima dos 35 °C, podendo até passar dos 40°C em Cuiabá, Palmas e Teresina.

A exceção é o Mato Grosso do Sul. No domingo, as regiões centro, sudoeste e sul do Estado devem ser impactadas pelo sistema que atuará no Sul, com tempestades, ventos fortes e até granizo.

Sudeste

O tempo firme predomina no fim de semana, sob influência de um sistema de alta pressão no Atlântico Sul, que mantém o ar seco e inibe a formação de nuvens. As temperaturas entram em elevação gradual, podendo passar dos 32 °C em São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre segunda, 27, e quarta-feira, 29, a chegada da frente fria deve trazer chuva persistente e de grande volume para o Sudeste, principalmente o litoral paulista e o Sul de Minas.

Norte e Nordeste

No Norte, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e são resultados do calor e da alta umidade. Já no Nordeste, a presença de umidade trazida pelo oceano aumenta as chances de chuva localizada, principalmente entre Alagoas, Sergipe e Bahia.

Kerollyn reforça que o País deve se preparar para um fim de semana de extremos: “Enquanto o Sul encara temporais, o interior do Brasil enfrenta calor intenso e ar muito seco. É importante redobrar os cuidados com a saúde e acompanhar as atualizações da previsão”.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.