Clima

Clima no RS: chuvas diminuem, mas frio intenso e risco de geada preocupam

Além das baixas temperaturas, elevação do Guaíba deixa autoridades e população em alerta; veja como fica o clima no resto do país

Após as fortes chuvas que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul na última sexta-feira, 10, as precipitações começaram a diminuir neste início de semana. Entretanto, apesar do alívio momentâneo, as autoridades gaúchas alertam para a queda brusca das temperaturas e risco de novas enchentes nos próximos dias, com possível elevação do lago Guaíba, em Porto Alegre.

O nível do Guaíba ultrapassou novamente os 5 metros na tarde desta segunda, 13, e a tendência é de que continue subindo nos próximos dias. Segundo especialistas da Sala de Controle do governo do RS, a marca de 5,5 metros pode ser superada, causando mais inundações.

As enchentes dos últimos dias no estado afetam mais de 2 milhões de gaúchos

Frio intenso e risco de geada

Segundo o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia, (Inmet), as temperaturas mínimas devem oscilar entre 3°C/4°C na região da campanha e na serra gaúcha nesta terça, 14. Na capital, a mínima deve ficar em torno dos 8°C. Já as máximas não vão passar dos 10°C em alguns municípios serranos . 

Na região da serra, as mínimas podem chegar perto dos 0º na quarta, 15, quando o ar frio e seco ganha força sobre o Rio Grande do Sul. Inclusive, há condição para formação de geada moderada e forte em alguns pontos. Na região da campanha e serra do sudeste, as mínimas ficarão em torno dos 2°C e também com formação de geada. A tarde seguirá com temperaturas baixas na maior parte do estado.

Previsão de chuva para os próximos dias no PR e SC

A semana começou com pancadas de chuvas isoladas em áreas de Santa Catarina e do Paraná, devido a um sistema frontal que deve favorecer a formação de instabilidades com ventos de 60km/h. 

No entanto, a partir do dia 17, a passagem de um novo sistema frontal irá provocar volumes de chuvas que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento na região, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Confira como fica o clima nas demais regiões do Brasil – até o dia 20 de maio

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: será de tempo quente e seco, exceto em áreas de Mato Grosso, São Paulo e Espírito Santo, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras.

Região Nordeste: há previsão de chuvas no norte do Maranhão, onde os acumulados podem ultrapassar os 70 mm. Na costa leste, as instabilidades na região devido ao transporte de umidade do oceano para o continente irão favorecer a ocorrência de chuvas, que podem superar 40 mm. Já no interior do nordeste, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Região Norte: a combinação do calor e alta umidade irá provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60,0 mm em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.