PUBLICIDADE

AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Clima

Veranico continua elevando as temperaturas no Brasil em pleno outono

Chuvas serão registradas apenas no Norte e Nordeste; frente fria causa precipitações no Sul no fim de semana

1 minuto de leitura 12/06/2024 | 05:00

Por: Sabrina Nascimento

Mapa de temperaturas máximas previstas para quarta-feira, 12, em todo o Brasil; os termômetros ficarão elevados nas áreas com cores mais escuras | Foto: Meteoblue
Mapa de temperaturas máximas previstas para quarta-feira, 12, em todo o Brasil; os termômetros ficarão elevados nas áreas com cores mais escuras | Foto: Meteoblue

Uma massa de ar seco que se instalou sobre o Brasil nos últimos dias, continua mantendo a condição de veranico — período de tempo quente e seco durante o outono e inverno — até pelo menos o dia 20 de junho. O fenômeno manterá as temperaturas elevadas em diversos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, segundo informações da Climatempo

Região Centro-Oeste: o clima segue seco e quente, com temperaturas elevadas que podem alcançar 35°C em Cuiabá, por exemplo, importante polo agropecuário do Brasil. Outras cidades importantes, como Brasília e Goiânia, também terão temperaturas elevadas, próximas a 30°C, 34°C, e baixa umidade relativa do ar.

Região Sudeste: os dias serão ensolarados e de altas temperaturas, com máximas variando entre 26°C e 32°C. A massa de ar seco continuará impedindo o avanço de frentes frias sobre a região.  

Região Norte: será uma das poucas áreas do país a receber chuvas frequentes e temporais, com destaque para estados como Amazonas e Pará. Além das precipitações constantes, as temperaturas serão elevadas, variando entre 28°C e 34°C em algumas áreas. 

Região Nordeste: o litoral nordestino terá chuvas dispersas, principalmente em cidades como Recife e Salvador. Já no interior dos estados que compõem a região, o clima será predominantemente seco e quente, com temperaturas que podem chegar a 36°C em algumas áreas, como em Barreiras (BA), importante cidade agropecuária do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)

PUBLICIDADE

Região Sul: o clima será estável na quarta, 12 e quinta, 13, mas a chegada de uma frente fria na sexta-feira, deixará a atmosfera mais instável. As regiões mais afetadas serão a Lagoa dos Patos, a região Metropolitana de Porto Alegre, os vales e a área central. Os volumes de chuva nessas áreas devem variar entre 50 mm e 150 mm, podendo superar esses valores pontualmente no decorrer do final de semana.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.