Clima

Chuvas dão trégua ao Sul; interior do país segue seco

Tempo firme domina os próximos dias no país e favorece lavouras; RS registrou danos pelos temporais em mais de 40 cidades

A semana começa com resquícios da frente fria que avançou pelo Sul do país no fim de semana, provocando nebulosidade e chuvas fracas entre Santa Catarina, Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. 

No Rio Grande do Sul, de acordo com relatório publicado pela Defesa Civil nesta segunda-feira, 25, mais de 40 municípios foram afetados e 687 pessoas estão desalojadas após os temporais dos últimos dias. A maioria das famílias que tiveram que sair de casa é de São Lourenço do Sul, município localizado na região sul do estado. Ali perto, a cidade de Cristal decretou Situação de Emergência após registrar alagamentos na zona urbana e rural.

Vídeo gravado no domingo, 24, mostra alagamentos em Cristal (RS).

Nos próximos dias, porém, o cenário será de tempo firme em grande parte do território nacional, condição que deve beneficiar o avanço da colheita do milho segunda safra — já acima de 80% — e manter as lavouras de trigo no Sul em boas condições de umidade. As informações são da Nottus, empresa de consultoria meteorológica.

Chuvas dão trégua ao Sul e seguem para o Sudeste

Nesta segunda-feira, 25, a chuva mais intensa segue concentrada na Região Sul, com acumulados superiores a 50 mm no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também pode haver registro de precipitações sobre o sul do Mato Grosso do Sul.

A partir desta terça, 26, as chuvas dão trégua ao Sul. A instabilidade começa a perder força e se desloca para a faixa litorânea do Sudeste, com pancadas fracas em São Paulo e Rio de Janeiro. Na quarta, 27, a chuva atinge volumes entre 20 e 30 mm no litoral paulista e fluminense. 

Enquanto isso, no interior do país, o clima segue firme e seco. “No decorrer da semana, o tempo seca também nestas regiões e grande parte do país deverá seguir com tempo firme, madrugadas mais frias no centro e sul, porém sem geadas e com calor durante as tardes, especialmente no centro do Brasil”, detalha o relatório da Nottus.

Já na Amazônia ocidental — estados do Acre, Amazonas e Rondônia — a chuva continua intensa, com acumulados chegando a 80 mm. 

Nova frente fria chega ao Sul no final da semana

De acordo com a previsão da Nottus, uma nova frente fria deve avançar sobre o país no final da semana, trazendo de volta a chuva para o Sul. O sistema também deve alcançar o sul do Mato Grosso do Sul e, de forma mais isolada, provocar precipitações fracas em áreas do sul de São Paulo.

Impactos para o agro

Segundo a meteorologista Desirée Brandt, sócia-executiva da Nottus, esse padrão climático ainda não preocupa o produtor rural. “Nas regiões centrais do Brasil, o tempo segue seco, com tardes quentes e baixa umidade relativa do ar. Isso ainda não é uma preocupação porque estamos em fase de vazio sanitário. A expectativa é que, a partir da segunda quinzena de setembro, ocorram os primeiros episódios de chuva entre o interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e norte de Minas Gerais”, explica.

Ela acrescenta que, para o produtor de trigo do Sul, a trégua nas chuvas mantém o solo com boa umidade. Já para os produtores de milho, o tempo firme acelera a colheita. “Na virada do mês, a chegada de uma nova frente fria deve trazer de volta a chuva para o Sul do Brasil, além do sul do Mato Grosso do Sul e eventualmente pontos do sul de São Paulo”, completa.