Agropolítica

Ministério dos Transportes anuncia 15 leilões de rodovias federais para 2025

Ao todo, pasta espera entregar 8,4 mil km para iniciativa privada por meio de concessões

O Ministério dos Transportes divulgou a carteira de projetos de concessões para 2025. Serão 15 leilões que abarcarão 8,4 mil quilômetros de estradas nas cinco regiões do país (confira o mapa abaixo). A expectativa é de que sejam investidos R$ 161 bilhões nesses trechos. 

A pasta também apontou um cronograma para a execução dos leilões. O primeiro da série está previsto para acontecer em 27 de fevereiro e envolve um pedaço da BR 364. Esse trecho liga Porto Velho (RO) a Vilhena (RO) e faz parte da Rota Agro Norte, com 686,7 quilômetros. Outras vias importantes para o escoamento da produção no Norte e Centro-Oeste também tem previstos leilões para este ano:

Imagem: Ministério dos Transportes/Divulgação

“Se em 2023 e 2024 tivemos um ambiente bom e produtivo, em 2025 teremos um cenário ainda mais positivo. Essa carteira que estamos apresentando confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, destacou o ministro Renan Filho, responsável pela pasta, durante o anúncio.

Os prazos previstos e o acompanhamento das aberturas dos editais de participação nos projetos podem ser acessados no site do Ministério dos Transportes.