Agropolítica

Fávaro confirma ida ao Senado para prestar esclarecimentos sobre gripe aviária

CRA quer ouvir Fávaro sobre controle e impacto da doença no setor; audiência está marcada para terça, 27

A Comissão de Agricultura do Senado Federal deve receber nesta terça-feira, 27, às 14h, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A ideia é que ele apresente o panorama atual da gripe aviária no Brasil. Até o momento, a pasta investiga suspeitas de gripe aviária em 12 municípios. Na página da CRA, a participação de Fávaro consta como confirmada.

O requerimento foi apresentado pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e aprovado pela CRA na última terça-feira, 20. Em nota, o parlamentar justificou a necessidade do ministério esclarecer as estratégias de prevenção e controle adotadas para proteger a avicultura nacional. 

“Vamos discutir as medidas de apoio ao setor produtivo e os impactos econômicos decorrentes dessa situação. O Brasil é o maior exportador mundial de frango. Esse setor movimenta uma cadeia grande, e pode ser impactada fortemente se o problema perdurar e se alastrar no país”, afirmou em nota.

Atualmente, o Brasil enfrenta dois focos confirmados de gripe aviária: um em uma granja comercial no município de Montenegro (RS) e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul (RS). O país tem 12 suspeitas de gripe aviária com investigação em andamento, conforme atualização feita na manhã desta segunda-feira, 26, no painel de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.

Segundo o Mapa, se as novas suspeitas forem descartadas, a expectativa é que o problema seja resolvido em 28 dias, tempo de duração do ciclo do vírus. Retornando à condição de país livre da doença, a expectativa é que o comércio internacional seja retomado em um espaço curto de tempo.