Agropolítica

Conab realiza novos leilões para compra de milho após alcançar só 17% do objetivo

Grãos serão direcionados ao Programa de Venda em Balcão (ProVB), voltado a criadores de pequeno porte

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar outros dois leilões para comprar milho em grãos para o Programa de Venda em Balcão (ProVB). Ao todo, a nova oferta de aquisição é de 41,5 mil toneladas, o que representa 83% do que foi proposto nos primeiros leilões realizados nos últimos dias 31 de julho e 1º de agosto

Os leilões serão realizados nos próximos dias 13 e 14 de agosto. No dia 13, a oferta de compra será direcionada a agricultores familiares, e cooperativas e associações de pequenos produtores. Na oportunidade, a estimativa é de comprar até 12,5 mil toneladas. 

No dia 14, o leilão será aberto para ampla concorrência, tanto agricultores familiares como médios e grandes produtores. A oferta será para 29 mil toneladas. Caso o leilão dos pequenos produtores não alcance a meta, o restante da oferta será acrescentada ao leilão disponível para ampla concorrência. 

Aos produtores, empresas, cooperativas e associações interessadas, a estatal orienta que devem ter cadastros na “Bolsa de Mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação, e registrados, na data da realização do leilão, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes da Conab (Sican), além de estarem em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e demais exigências dos editais”. 

De acordo com a Conab, o milho em grão desta nova rodada de leilões deve ser armazenado nas unidades de:

A primeira rodada do leilão comprou 8,5 mil toneladas de milho para o ProVB. Todo o volume foi adquirido na modalidade de ampla concorrência e será endereçado à unidade em Uberlândia (MG).