X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Após Paulo Pimenta não comparecer à Câmara dos Deputados, comissão protocola convocação de ministro

1 minuto de leitura

03/07/2024 | 16:35

Por: Rafael Bruno

Ex-diretor da Conab também não comparece e audiência pública é cancelada

O deputado Zé Medeiros (PL-MT) protocolou nesta quarta-feira, 3, um requerimento para convocação do ministro Paulo Pimenta. A ação foi tomada após o responsável pela secretaria dedicada à reconstrução do Rio Grande do Sul não comparecer nesta manhã na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para falar sobre a importação de arroz.

“Esse leilão não tinha qualquer necessidade de existir. Esse é um colegiado que tem um trabalho sério e a gente tem certeza que quem não veio está mentindo. Já protocolei o requerimento para convocação porque esse ministro não vai fazer o Congresso de bobo”, disse o parlamentar responsável pela convocação.

Conforme o presidente do colegiado, Evair Vieira de Melo (PP-ES), Pimenta não apresentou justificativas para o não comparecimento, se limitando a comunicar a ausência na Comissão. 

Também foi cancelada a audiência pública que seria realizada na tarde desta quarta-feira, 3, que receberia Thiago José dos Santos, ex-diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além de debater o recente leilão de arroz, os parlamentares também pretendiam questionar a demissão do ex-secretário de Política Agrícola do ministério da Agricultura, Neri Geller.

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara dos Deputados, uma nova reunião ainda não foi remarcada.

Nesta manhã, o governo federal anunciou que desistiu de importar arroz. Um leilão chegou a ser realizado, mas foi cancelado após denúncias de fraudes e pressão do setor produtivo..

Apesar de um novo leilão estar fora do radar por enquanto, o presidente da Conab, Edegar Pretto, informou ao Agro Estadão que “a Conab vai monitorar o mercado e, onde houver problema de abastecimento, o setor se compromete a colocar mais produto para baixar o preço”. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Categorias: Agropolítica

Matérias relacionadas