AGRISHOW 2024

Manual inédito sobre máquinas agrícolas é lançado na Agrishow

Último material com proposta semelhante era da década de 1970, quando ainda não havia tecnologia digital embarcada

Três professores de universidades públicas brasileiras, de cursos ligados à agropecuária, lançaram nesta segunda-feira, 29, o primeiro volume de um manual de máquinas agrícolas que promete ser o mais completo produzido no Brasil sobre equipamentos com tecnologia digital embarcada. O material foi apresentado durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo os autores, o último material técnico com uma abordagem ampla sobre o assunto é da década de 1970, quando as máquinas inteligentes ainda eram um sonho distante. Nos últimos 50 anos, estudantes de universidades nacionais e técnicos de indústrias do setor utilizaram bibliografia estrangeira ou obras segmentadas por tipo de máquina.

“Um livro que traz informações sobre tratores, máquinas e implementos, todas juntas, não surge há muito tempo. Com o lançamento do volume 2, previsto para o início de 2025, que vai falar de colheita, teremos uma referência bem completa, envolvendo todos os tipos de maquinários”, afirma Thiago Francetto, professor de engenharia agrícola na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul (RS).

O lançamento foi no estande da TMA, empresa de máquinas com sede em Ribeirão Preto. Além de Francetto, estiveram presentes os professores Lucas Girio, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Rouverson Silva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal. Os três organizaram o livro com a colaboração de outros 11 docentes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras, que atuam em universidades públicas e privadas, e um da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, além de empresas do segmento, como a própria TMA.

Metade da tiragem inicial, de mil exemplares, será distribuída gratuitamente a bibliotecas das instituições de ensino superior e empresas que colaboraram e os demais 500 exemplares do manual de máquinas serão comercializados visando angariar recursos para o volume 2. O público-alvo são estudantes universitários e equipes técnicas de desenvolvimento de novas tecnologias, que demandam esse tipo de informação.

O diretor da TMA, Artur Monassi, reitera que a proposta tem caráter inédito e que será útil tanto para a formação de novos profissionais, capacitação de mão de obra e, também, uma oportunidade para que as empresas mostrem suas inovações em tecnologia.

“Diante da dificuldade de encontrarmos mão de obra especializada no mercado, temos, aqui na empresa, o consenso de formar a nossa própria mão de obra. E, nesse aspecto, o manual vai ajudar muito”; declara Monassi.