Agricultura
Santa Catarina define regras para plantio excepcional de soja
Portaria estabelece critérios técnicos para autorização de cultivos fora do calendário oficial
Redação Agro Estadão
04/12/2025 - 09:02

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) publicou a Portaria nº 66/2025, que regulamenta as autorizações excepcionais para o plantio de soja em Santa Catarina. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) será responsável pela análise das solicitações e autorizações, que devem seguir critérios técnicos definidos na portaria.
A portaria, em vigor desde 1º de dezembro de 2025, estabelece que os plantios excepcionais são aqueles voltados para pesquisa, ensino, produção de sementes, unidades demonstrativas em eventos agropecuários e, em casos excepcionais, para produção de grãos influenciados por condições climáticas atípicas. Para pesquisas em ambiente protegido, a autorização é automática, enquanto na produção de sementes e grãos devem ser respeitados o vazio sanitário e as regras do Ministério da Agricultura, inclusive a regularidade dos produtores no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).
O secretário da Agricultura, Carlos Chiodini, aponta que a portaria busca equilíbrio entre a segurança sanitária e o desenvolvimento da cadeia produtiva da soja em Santa Catarina. “Santa Catarina precisa estar preparada para responder aos desafios climáticos e, ao mesmo tempo, manter a competitividade da nossa soja. Esta portaria garante regras claras e seguras, permitindo que pesquisa, inovação e produção avancem sem comprometer o controle da ferrugem asiática e a sustentabilidade do setor”, destaca.
Para a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, a possibilidade de cultivos excepcionais traz maior responsabilidade aos produtores quanto ao monitoramento da doença. A norma reitera que o cultivo sucessivo de soja na mesma área e ano agrícola é proibido e que as autorizações são concedidas somente quando não houver risco ao controle da ferrugem.
As solicitações para plantio excepcional devem ser feitas pela plataforma Conecta Cidasc, com justificativa técnica e plano de manejo fitossanitário, protocoladas até 30 dias antes, exceto em emergências climáticas. A portaria também reforça a importância do cadastro dos produtores de soja, que deve ser feito no prazo de 10 dias após a semeadura. Para usar a plataforma, o solicitante deve ter cadastro ativo no sistema Sigen+ com perfil de Responsável Técnico ou Produtor e-Origem, buscando apoio técnico junto a cooperativas ou escritórios regionais da Cidasc.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica
2
Quantas cores de pitanga existem no Brasil?
3
Conheça o repolho que pode enfeitar buquês e casamentos
4
Conheça novo mapa agrícola do Brasil e saiba onde avança a produção de cana, laranja e grãos
5
Conhece essa Panc com flor que vira brinquedo infantil?
6
Você sabia que existe uma onça dos rios?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Brasil deve fechar 2025 com produção de 56,5 milhões de sacas de café
Produção de café conilon cresce mais de 42% e puxa safra total neste ano;
Agricultura
Cacau: mercado global tem superávit de 49 mil toneladas em 24/25
A produção mundial em 2024/25 totalizou 4,698 milhões de toneladas
Agricultura
Agro Estadão ganha a categoria Internet do 4º Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil
O prêmio de jornalismo foi promovido pelo Conselho Nacional do Café (CNC), nesta quarta-feira, 3, em Brasília.
Agricultura
Além da paçoca: estudo expõe a nova geografia do amendoim no Brasil
Levantamento inédito mapeou a cultura responsável por movimentar R$ 18,6 bilhões na safra 2024/25
Agricultura
Imea mantém estimativa de produção de soja em MT em 47,18 milhões/t
Número representa recuo de 7,29% em relação ao ciclo anterior; área cultivada deve permanecer em 13,01 milhões de hectares
Agricultura
StoneX corta previsão da safra brasileira de soja e eleva a de milho verão
Para a soja, redução é reflexo da perda de produtividade do Mato Grosso e em Goiás, dois dos principais Estados produtores
Agricultura
Conab: semeadura da soja atinge 86% da área prevista
Conab aponta que plantio no país supera a média dos últimos 5 anos; Paraná lidera no milho
Agricultura
Produção de algodão deve ter queda de 14% em Mato Grosso
Alto custo de produção e baixa remuneração da pluma influenciaram a redução da área a ser semeada na safra 2025/2026, aponta Imea