Assistência técnica será ofertada a 2,1 mil propriedades da agricultura familiar afetadas por eventos extremos
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) publicou o edital que vai selecionar empresas e entidades prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Elas deverão promover a regularização ambiental de agricultores familiares em mais de 80 cidades gaúchas. Além disso, também deverão fazer projetos técnicos para viabilizar o acesso a linhas de crédito.
Ao todo, o edital prevê que a assistência técnica deverá beneficiar 2,12 mil unidades familiares de produção agrícola. A escolha das propriedades será conforme o nível de perdas devido a eventos extremos. A prioridade serão unidades com perdas acima de 60% e da necessidade de acesso a financiamentos rurais.
As entidades e empresas precisarão fazer a adequação da regularização ambiental por meio da retificação e formalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também está prevista a elaboração de projetos para acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio da linha de Regularização Fundiária no Rio Grande do Sul.
O montante estimado para a seleção das entidades de Ater é de R$ 3,15 milhões. Os interessados em ofertar o serviço podem fazer inscrições de propostas a partir do dia 25 de outubro e a data limite é 11 de novembro.