Shutterstock
Ter conhecimento sobre qual tipo de solo receberá uma nova plantação é uma das informações essenciais que um agricultor precisa saber para o seu negócio, sobretudo se o assunto for o solo arenoso.
AdobeStock
Também chamado de solo leve ou com textura leve, o solo arenoso é o nome dado para aqueles que se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70% ou mais) e menor parte em argila (15% ou menos).
Sebastião Barreiros Calderano/Embrapa
Como o solo arenoso tem grande proporção de areia, a água que entra de baixo da terra é escoada com muita facilidade. E por conta disso o solo perde seus nutrientes, tem deficiência de cálcio e apresenta um pH ácido — o que explica o baixo teor de matéria orgânica em sua composição.
Pawel Michalowski/Shutterstock
Para que o plantio em solo arenoso seja bem-sucedido, é essencial que o agricultor realize o manejo nutricional correto da terra. Desse modo, solos arenosos necessitam um maior monitoramento da fertilidade por conta da propensão à erosão.
arabeske/Shutterstock
AdobeStock
Quando o assunto é plantio em solo arenoso, o sistema de rotação de culturas costuma ser o ideal para aproveitar o máximo da produtividade do terreno. Por exemplo, o produtor pode optar por cultivar soja no verão, enquanto planta milho e capim brachiária na entressafra.
Com isso, a soja pode ser usada para obtenção de renda e aporte de nitrogênio para as culturas subsequentes. Portanto, não é um solo improdutivo, uma vez que acolhem bem o plantio de leguminosas e gramíneas quando o manejo é feito corretamente.
AdobeStock