AdobeStock
A moringa é uma árvore nativa do Himalaia, reconhecida pelas folhas altamente nutritivas e com propriedades medicinais. É usada na alimentação humana e animal, bem como na medicina tradicional para promover saúde e bem-estar.
AdobeStock
A moringa é rica em vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, além de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ela contribui para a melhoria da digestão, imunidade, resistência a doenças e proporciona um crescimento e desenvolvimento mais saudáveis.
AdobeStock
A moringa pode ser incorporada à alimentação animal de diversas formas: folhas frescas ou secas; pó de moringa; óleo de moringa; ração enriquecida com moringa, sendo incorporada à formulação de rações comerciais.
AdobeStock
Estudos indicam que vacas leiteiras que consomem moringa têm aumento de 43-65% na produção de leite. Ela pode ser adicionada à dieta do gado como forragem verde fresca, feno ou como suplemento alimentar, contribuindo para uma nutrição equilibrada.
AdobeStock
AdobeStock
As folhas frescas ou secas de moringa podem ser adicionadas à ração das galinhas. As aves também podem bicar a moringa diretamente nas árvores. Pesquisas apontam que o peso médio dos ovos pode aumentar de 1,5%, 4,5% e 6% com a adição da moringa.
Segundo pesquisas, houve aumento significativo de peso de abate, peso de carcaça e espessura de toucinho com o uso de moringa na dieta. As folhas frescas ou secas podem ser incluídas na dieta dos suínos como suplemento alimentar.
AdobeStock
Os benefícios da moringa se estendem ao lado econômico, pois proporciona uma redução dos custos com ração e medicamentos; maior produtividade animal; melhora da qualidade dos produtos e por consequência aumento da lucratividade.
AdobeStock
É possível encontrar a moringa em lojas agrícolas, alimentos naturais, cooperativas, mercados locais e online, nos formatos de muda, sementes, folhas frescas ou secas, pó e óleo.
AdobeSttock