Segundo maior produtor do mundo

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil produz cerca de 1,5 milhões dos 6,8 milhões de toneladas produzidas anualmente no mundo.

AdobeStock

Mais de 90% da produção nacional está concentrada na Bahia, no Espírito Santo, no Rio Grande do Norte e no Ceará. Por conta da pandemia, a área total dedicada à fruta caiu 16% em 2021 quando comparada ao ano anterior, segundo o HF Brasil.

Pandemia

AdobeStock

O mamão formosa é mais produtivo, com preço mais acessível e menor custo de produção em relação a outras variedades. Além disso, tem uma grande demanda internacional e conta com estabilidade de mercado.

AdobeStock

Mamão formosa

AdobeStock

Características

O mamão formosa tem formato alongado, pode chegar a ter até 30 cm e pesar até 3,5 kg. Sua polpa é laranja e a cor de sua casca é verde e amarela, a casca se caracteriza pela firmeza.

O mamão papaia tem o formato mais oval, se caracteriza pelo sabor mais adocicado entre todos os tipos de mamão, tem cerca de 18 cm de comprimento e pode chegar a pesar pouco mais de 1 kg.

Mamão papaia

AdobeStock

Esse tipo se diferencia por ter um “corda”, ou um pedúnculo longo em que o fruto se desenvolve. Conhecido também como mamão-macho, ele apresenta características do mamão formosa, mas não tem valor comercial devido ao seu formato.

Mamão-de-corda

iStock

O mamão é fonte de saúde, pois é rico em fibras alimentares e vitaminas A, B, C e E. Com poucas calorias e rico em água, seu consumo aumenta a sensação de saciedade e ajuda na perda de peso. Entre outras muitas vantagens.

Benefícios

AdobeStock

Se consumido em excesso, o mamão pode causar problemas digestivos. A fruta apresenta um alto teor de fibras, além de enzimas que podem causar um desequilíbrio no organismo, provocando diarréia, indigestão, azia entre outros efeitos.

AdobeStock

Malefícios