Um produto capaz de matar a lagarta-do-cartucho e não deixar resíduos que afetem outros insetos, animais, solos ou humanos. O Destroyer é um biodenfensivo à base de baculovírus e nasceu a partir de uma pesquisa da Embrapa com parceria da Life Biological Control.
AdobeStock
Por se tratar de um tratamento biológico e com vírus, a atuação do produto é específica para um tipo de problema, no caso, a lagarta-do-cartucho, praga presente nas lavouras de milho, soja, tomate e algodão.
Clenio Araujo/Embrapa
De acordo com a fabricante, em termos de eficiência, o produto apresenta resultado de 80% no controle da praga, quando aplicado conforme as instruções. Há possibilidade de aumentar para 90% a 95% dependendo das condições climáticas.
ADobeStock
O gerente técnico da fazenda, Sérgio Braun, testou na lavoura de milho da propriedade em Itaberá (SP). A lavoura é de um milho especial, do qual se produz suplemento energético à base de plantas, o Waxy Maize. Em resumo houve uma redução nos custos de produção.
AdobeStock
iStock
O produto vem em pó, o que facilita o armazenamento pelo produtor, e 50 gramas são suficientes para um hectare. O pó é diluído na água e pulverizado sobre o milho. As lagartas comem as folhas com o vírus e depois de cinco a sete dias são exterminadas.
O Destroyer permanece na plantação entre 15 e 30 dias após a aplicação, o que ajuda a combater a praga por mais tempo. Diferente de outros métodos, o baculovírus presente no produto atua de uma forma em que não há o rompimento do tecido que envolve a lagarta.
Wilson Araujo/Trilux
Entender o ciclo da lagarta e monitorar a presença de pragas na lavoura são dois pontos que o pesquisador Fernando Hercos destaca na hora de aplicar o produto. Ele explica que a temperatura exerce influência no inseto e que mais aplicações podem ser necessárias.
Marina Pessoa/Embrapa
A intenção da fabricante é se tornar referência no Brasil de produtos defensivos à base de vírus. Atualmente, a empresa já trabalha com mais cinco projetos relacionados ao manejo desses tipos de combatentes naturais de pragas.
AdobeStock