AdobeStock
Fruto tem sabor doce, aroma suave e versátil na cozinha
O ingá é uma fruta tropical encontrada principalmente na América do Sul. Fruto do ingazeiro é mais encontrado próximo a rios e lagos. A maior variedade de espécies desse fruto é encontrada na Floresta Amazônica.
AdobeStock
É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, como vitamina C e potássio, que promovem a saúde digestiva, fortalecem o sistema imunológico e ajudam na saúde cardiovascular. Tem baixas calorias, então é ideal para se manter na dieta.
AdobeStock
O ingá pode ser consumido fresco, em polpa para fazer sucos ou adicionado a saladas de frutas. Também é utilizado na preparação de doces, geleias, licores e farinhas, oferecendo uma ampla variedade de opções culinárias.
ADobeStock
A crescente demanda por produtos naturais, funcionais, mais saudáveis e sustentáveis, surgem diversas oportunidades, como a venda para mercados locais, restaurantes, feiras e lojas especializadas.
AdobeStock
AdobeStock
O ingá se destaca por sua adaptabilidade e resistência, prosperando em diversos climas e solos. Sua resistência a pragas e doenças, reduz a necessidade de insumos agrícolas e os custos de produção, o que o torna uma escolha vantajosa para o produtor rural.
Para cultivar ingá, selecione um local com boa drenagem e exposição solar. Prepare o solo com adubação orgânica e plante as sementes ou mudas no início da estação chuvosa. Mantenha o solo úmido durante o período de crescimento e frutificação.
AdobeStock
Faça podas periódicas para estimular o crescimento saudável da planta e gerenciar seu tamanho. Implemente técnicas de manejo integrado de pragas e doenças para assegurar uma produção sustentável.
AdobeStock
O cultivo tem um investimento inicial baixo. Com a crescente demanda por frutas tropicais e produtos naturais, além de um aumento significativo na comercialização de ingá nos últimos anos, há um potencial lucrativo grande para os produtores.
AdobeStock