AdobeStock
Arquivo Pessoal
O Ministério da Agricultura investiga a suspeita de Influenza Aviária de alta patogenicidade (gripe aviária) em sete pontos do país. Em quatro deles, a suspeita foi identificada em aves silvestres: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. As outras três suspeitas são em galinhas do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
AdobeStock
Desde maio do ano passado, quando o primeiro caso de gripe aviária em aves silvestres veio à tona no Brasil, já foram detectados 161 casos. De acordo com a SDA do Ministério da Agricultura e Pecuária, apenas três foram em criação de galinhas para subsistência, o restante foi em aves silvestres e mamíferos marinhos.
AdobeStock
Anderlise Borsoi, coordenadora de Assuntos Estratégicos da SDA, explica que o acompanhamento deve ser feito, mesmo que as suspeitas e confirmações até agora não tenham ocorrido em granjas comerciais, justamente para evitar que o vírus se espalhe.
AdobeStock
De acordo com a ABPA, entre janeiro e março deste ano, o Brasil exportou 1,220 milhão de toneladas de carne de frango, volume 7,2% inferior ao saldo acumulado nos três primeiros meses de 2023. Os Emirados Árabes são o principal comprador e o Paraná, o maior estado produtor.
iStock
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) considera o Brasil livre de influenza aviária. Esse status credencia o país a manter as vendas de frangos e ovos para o exterior. Com a prorrogação do alerta, sinaliza aos países compradores que medidas estão sendo tomadas.
AdobeStock
Nas últimas semanas, os Estados Unidos confirmaram a presença de gripe aviária em vacas leiteiras em alguns estados e no Novo México. Mas isso não muda a estratégia de monitoramento aqui no país.
AdobeStock
Segundo Anderlise Borsoi, os EUA ainda estão estudando como o vírus foi transmitido de uma vaca para outra, o que não é comum. Ela explica que o Brasil não está preocupado com o que aconteceu nos EUA, mas está monitorando o cenário internacional.
AdobeStock
- diarreia; - sinais respiratórios; - problemas neurológicos; - mortalidade de aves súbita ou elevada.
AdobeStock