PUBLICIDADE

Summit Agro

Nutrição animal: importância do milho para bovinos, suínos e aves

A maior parte do milho produzido no Brasil é destinada à nutrição animal

3 minutos de leitura 06/06/2022 - 10:00

Por:

word-image-65
word-image-65

O Brasil deve consumir 77 milhões de toneladas de milho ao longo de 2022, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entre 60% e 80% do volume do cereal é destinado à nutrição animal, conforme média histórica elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O milho é a principal matéria-prima das rações destinadas para a produção de bovinos, suínos e aves, representando mais de 60% dos alimentos consumidos pelos rebanhos.

O setor de frangos de corte é o que mais demanda, sendo responsável por mais de 45% do consumo do grão para a nutrição animal em 2020, segundo o movimento Somos Milhões.

A indústria de ração cresceu 16,5% entre 2015 e 2020, com a produção total saindo de 69 milhões de toneladas para 81,5 milhões de toneladas. A demanda do cereal para a nutrição dos animais acompanhou o movimento, com uma alta de 14,3% no período, passando de 42,3 milhões de toneladas para 48,1 milhões de toneladas.

Para que serve o milho na ração animal?

As aves são as principais consumidoras do milho produzido no Brasil para nutrição animal. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A maioria dos sistemas de produção dos bovinos, suínos e aves foi planejada para utilizar o milho por conta dos nutrientes, ausência de substâncias tóxicas e facilidade de cultivo. No entanto, o alimento é utilizado também para a nutrição de cavalos e animais de estimação.

PUBLICIDADE

Os teores de óleo e amido representam um grande impacto no valor nutricional do cereal e nos custos das dietas. Em média, o cereal brasileiro tem 8,49% de proteínas e 3,67% de óleo, segundo pesquisa da Embrapa, e o alimento também fornece nutrientes como cálcio, potássio e magnésio.

Na alimentação de aves de corte, com composição de 64% de milho, o cereal é responsável por entregar 69% da necessidade diária de energia, 27% de proteína, 114% de ácido linoleico e 65% do potássio. Nos suínos, com uma ração composta de 66% de milho, o grão supre 69% da necessidade energética, 32% de proteína, 43% de potássio e 78% de sódio.

No entanto, o milho não deve ser o único ingrediente das dietas, porque fornece baixos teores dos aminoácidos lisina, triptofano e metionina. Dessa forma, a ração deve ser sempre complementada com outras fontes de nutrientes.

Como usar o milho na nutrição dos rebanhos?

Todas as partes da planta podem ser aproveitadas para nutrir o gado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O milho pode ser utilizado de várias maneiras na nutrição animal, podendo ser oferecido in natura, processado, seco ou úmido. A trituração do cereal é o método mais difundido para a alimentação dos rebanhos, pois permite uma maior digestibilidade em comparação a outros formatos de consumo.

No caso dos bovinos, a ensilagem a partir da mistura compactada do grão com a matéria seca da planta proporciona a conservação do alimento por meio da fermentação anaeróbica. A opção oferece uma alternativa nutritiva, palatável e com alta digestibilidade, tanto para o gado de corte quanto para o leiteiro.

Para todos os animais, a composição da ração deve ser adequada de acordo com a fase de desenvolvimento. A proporção de milho costuma aumentar gradualmente desde a fase inicial, passando pela fase de crescimento até a terminação.

Fonte: Rei do Milho, Somos Milhões, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.