Área rural: o que é e como é definida? | Agro Estadão Área rural: o que é e como é definida? | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Summit Agro

Área rural: o que é e como é definida?

Saiba como a área rural é definida para fins legais e quais são as responsabilidades dos proprietários

Nome Colunistas

28/01/2022 - 11:00

1111
1111

Quando falamos em área rural é fácil remeter a imaginação a uma propriedade no campo com muitas plantações ou criação de animais. A definição exata para fins políticos e econômicos, porém, é mais complexa.

Uma série de nuances e especificidades da forma como se deu a urbanização no Brasil têm de ser levadas em conta para uma conceituação efetiva da diferença entre zona urbana e zona rural.

O que é área rural?

Simplificadamente, é a área em que acontecem as atividades primárias. Agricultura, pecuária, extrativismo e caça são alguns dos exemplos de práticas que caracterizam e dão forma a esses espaços.

Grandes áreas de monocultura contrastam com as pequenas propriedades de agricultura familiar na diversa área rural brasileira. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Em um País tão extenso como o Brasil é de se esperar que haja diferentes tipos de propriedades que compõe a zona rural. Com a modernização do campo, muitas cenas destoantes são vistas.

Por exemplo, enquanto alguns lugares do Brasil são voltados para a monocultura e são altamente tecnológicos, outros são pequenas propriedades destinadas à agricultura familiar e que geram uma paisagem bem diferente.

PUBLICIDADE

A área rural não se limita apenas à produção de alimentos; ela também abrange a exploração de recursos naturais, como madeira e minerais, e atividades como o turismo rural, que tem crescido nos últimos anos.

O turismo rural oferece oportunidades para que os visitantes experimentem a vida no campo, promovendo a preservação cultural e ambiental, além de gerar renda para as comunidades locais.

Como é definida uma área rural

No Brasil, esta definição fica a cargo dos municípios. Eles devem seguir os conceitos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o Censo de 2010, o rural era definido por exclusão à área urbana.

Neste cenário, o país tinha 84,4% da população vivendo em áreas urbanas e 15,6% vivendo em áreas rurais. Este método, porém, foi bastante criticado e pode sofrer mudanças para o próximo Censo.

Dados de organismos internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), consideram informações como a densidade demográfica para o estabelecimento das zonas rurais.

PUBLICIDADE

Em 2023, o IBGE lançou uma nova proposta metodológica para a classificação dos espaços do rural, do urbano e da natureza no Brasil, que inclui a definição de 16 tipos de espaços, divididos em áreas urbanas, rurais e naturais, além de áreas de transição.

Essa abordagem busca refletir a complexidade das realidades territoriais brasileiras e foi desenvolvida a partir de dados do Censo Demográfico de 2022, que revelou que cerca de 24% da população nacional vive em zonas rurais, totalizando aproximadamente 45 milhões de pessoas.

Como é o imposto da área rural?

No Brasil, proprietários ou pessoas que detenham o domínio útil de imóveis localizados fora de áreas urbanas de municípios devem pagar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Pequenas propriedades rurais podem ser isentas do pagamento do ITR. (Fonte: Pexels/Reprodução)

O ITR é um imposto do governo federal, mas é fiscalizado e cobrado pelos municípios. Seu pagamento incide a partir do dia 1º de janeiro de cada ano. A Constituição Federal prevê, através da Lei nº 9.393/1996, a isenção do pagamento para uma série de propriedades dependendo do seu tamanho, utilização e das condições socioeconômicas do proprietário. 

Por isso vale a pena ficar atento para saber se sua propriedade não pode se beneficiar com a isenção.

PUBLICIDADE

Desafios e Oportunidades na Área Rural

Além das definições e classificações, a área rural enfrenta desafios significativos, como a degradação ambiental, a falta de infraestrutura e a concentração fundiária.

A modernização da agricultura, embora tenha trazido melhorias na produtividade, também intensificou a competição entre grandes propriedades e pequenos agricultores.

O IBGE, em sua nova proposta, busca não apenas classificar, mas também entender as dinâmicas que moldam essas áreas, promovendo um debate sobre políticas públicas que possam apoiar o desenvolvimento sustentável do rural.

Essas novas abordagens são essenciais para lidar com questões contemporâneas, como as mudanças climáticas e a necessidade de garantir a segurança alimentar em um mundo em constante transformação.

Fonte: Estudo Prático, Infosanbas, PNSR, Planalto, Ibama, Agência Brasil, Portal Tributário, Jota.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.