Área rural: o que é e como é definida? | Agro Estadão Área rural: o que é e como é definida? | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Summit Agro

Área rural: o que é e como é definida?

Saiba como a área rural é definida para fins legais e quais são as responsabilidades dos proprietários

Nome Colunistas

Summit Agro

28/01/2022 - 11:00

1111
1111

Quando falamos em área rural é fácil remeter a imaginação a uma propriedade no campo com muitas plantações ou criação de animais. A definição exata para fins políticos e econômicos, porém, é mais complexa.

Uma série de nuances e especificidades da forma como se deu a urbanização no Brasil têm de ser levadas em conta para uma conceituação efetiva da diferença entre zona urbana e zona rural.

O que é área rural?

Simplificadamente, é a área em que acontecem as atividades primárias. Agricultura, pecuária, extrativismo e caça são alguns dos exemplos de práticas que caracterizam e dão forma a esses espaços.

Grandes áreas de monocultura contrastam com as pequenas propriedades de agricultura familiar na diversa área rural brasileira. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Em um País tão extenso como o Brasil é de se esperar que haja diferentes tipos de propriedades que compõe a zona rural. Com a modernização do campo, muitas cenas destoantes são vistas.

Por exemplo, enquanto alguns lugares do Brasil são voltados para a monocultura e são altamente tecnológicos, outros são pequenas propriedades destinadas à agricultura familiar e que geram uma paisagem bem diferente.

PUBLICIDADE

A área rural não se limita apenas à produção de alimentos; ela também abrange a exploração de recursos naturais, como madeira e minerais, e atividades como o turismo rural, que tem crescido nos últimos anos.

O turismo rural oferece oportunidades para que os visitantes experimentem a vida no campo, promovendo a preservação cultural e ambiental, além de gerar renda para as comunidades locais.

Como é definida uma área rural

No Brasil, esta definição fica a cargo dos municípios. Eles devem seguir os conceitos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o Censo de 2010, o rural era definido por exclusão à área urbana.

Neste cenário, o país tinha 84,4% da população vivendo em áreas urbanas e 15,6% vivendo em áreas rurais. Este método, porém, foi bastante criticado e pode sofrer mudanças para o próximo Censo.

Dados de organismos internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), consideram informações como a densidade demográfica para o estabelecimento das zonas rurais.

PUBLICIDADE

Em 2023, o IBGE lançou uma nova proposta metodológica para a classificação dos espaços do rural, do urbano e da natureza no Brasil, que inclui a definição de 16 tipos de espaços, divididos em áreas urbanas, rurais e naturais, além de áreas de transição.

Essa abordagem busca refletir a complexidade das realidades territoriais brasileiras e foi desenvolvida a partir de dados do Censo Demográfico de 2022, que revelou que cerca de 24% da população nacional vive em zonas rurais, totalizando aproximadamente 45 milhões de pessoas.

Como é o imposto da área rural?

No Brasil, proprietários ou pessoas que detenham o domínio útil de imóveis localizados fora de áreas urbanas de municípios devem pagar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Pequenas propriedades rurais podem ser isentas do pagamento do ITR. (Fonte: Pexels/Reprodução)

O ITR é um imposto do governo federal, mas é fiscalizado e cobrado pelos municípios. Seu pagamento incide a partir do dia 1º de janeiro de cada ano. A Constituição Federal prevê, através da Lei nº 9.393/1996, a isenção do pagamento para uma série de propriedades dependendo do seu tamanho, utilização e das condições socioeconômicas do proprietário. 

Por isso vale a pena ficar atento para saber se sua propriedade não pode se beneficiar com a isenção.

PUBLICIDADE

Desafios e Oportunidades na Área Rural

Além das definições e classificações, a área rural enfrenta desafios significativos, como a degradação ambiental, a falta de infraestrutura e a concentração fundiária.

A modernização da agricultura, embora tenha trazido melhorias na produtividade, também intensificou a competição entre grandes propriedades e pequenos agricultores.

O IBGE, em sua nova proposta, busca não apenas classificar, mas também entender as dinâmicas que moldam essas áreas, promovendo um debate sobre políticas públicas que possam apoiar o desenvolvimento sustentável do rural.

Essas novas abordagens são essenciais para lidar com questões contemporâneas, como as mudanças climáticas e a necessidade de garantir a segurança alimentar em um mundo em constante transformação.

Fonte: Estudo Prático, Infosanbas, PNSR, Planalto, Ibama, Agência Brasil, Portal Tributário, Jota.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.