Pecuária
Nova associação une agronegócio e ciência pelo bem-estar animal
Abbea promete integrar diferentes setores para fortalecer práticas sustentáveis na produção e na pesquisa
Redação Agro Estadão
16/10/2025 - 12:53

A integração entre agronegócio, ciência e sociedade civil ganha um novo marco com o lançamento da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (Abbea). Primeira entidade multissetorial dedicada ao tema no país, a Abbea nasce com a proposta de promover avanços contínuos em bem-estar animal, sustentados por base científica, diálogo técnico e cooperação internacional. O lançamento oficial da iniciativa ocorreu nessa quarta-feira, 15, em São Paulo (SP).
“Além de promover o bem-estar animal como valor ético, científico e econômico, queremos estabelecer uma plataforma de diálogo entre governo, empresas, academia e sociedade civil. Buscamos fazer do respeito aos animais um pilar da sociedade brasileira e da imagem do Brasil no mundo”, afirmou o presidente da instituição, Thomas Timm, durante a cerimônia de lançamento.
Formada por nove líderes de destaque, a associação reúne nomes que representam diferentes dimensões do debate. Entre os fundadores estão a pecuarista Carmen Perez, referência em boas práticas de produção; a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, pesquisadora do Instituto Butantan; o comunicador José Luiz Tejon, voz influente do agronegócio e o professor alemão Jörg Hartung, especialista da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover.
“Há 18 anos, comecei a falar sobre o bem-estar animal no agronegócio, e algo que, com o tempo, eu pude compreender é que toda perspectiva é construída. E construir uma nova perspectiva coletiva não é algo que se faz sozinho: é fundamental que diferentes realidades sejam compartilhadas, ampliadas e enriquecidas. É por isso que uma iniciativa como a ABBEA é tão importante”, destacou Carmen Perez, responsável pelo Comitê de Animais de Grande Porte.
A Abbea surge alinhada aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com atuação estratégica em negociações internacionais – como o Acordo União Europeia–Mercosul – e foco na sustentabilidade e na responsabilidade social das cadeias produtivas. A entidade também se propõe a funcionar como elo técnico entre Brasil, Mercosul e União Europeia, fortalecendo a imagem internacional do país.

Entre as primeiras ações da associação estão o Plano de Treinamento Abbea para empresas e instituições, o Encontro Anual Abbea e participação no Congresso Internacional “Don’t Forget the Animals 2026”. No planejamento até 2030, incluem-se metas como:
- Criar o Conselho Nacional de Bem-Estar Animal (Conbea);
- Regionalizar a Abbea;
- Melhorar a imagem internacional do Brasil;
- Propor o ODS 18 – Proteção da Fauna Mundial no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Queremos contribuir com debates baseados em informações atualizadas, esclarecedoras e que provoquem consciência”, afirmou o jornalista e publicitário José Luiz Tejon, responsável pela área de Comunicação da recém-lançada entidade.
A estrutura da entidade contará com conselhos especializados dedicados a temas como assuntos legais, relações internacionais e acadêmicas, comunicação e diferentes categorias de animais – de companhia, silvestres e de grande porte. Esses grupos atuarão de forma técnica e cooperativa, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis para o bem-estar animal no Brasil.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
3
Proteja sua tropa: entenda o que é a febre equina
4
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
5
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
6
Nova associação une agronegócio e ciência pelo bem-estar animal
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Carne bovina: Alemanha volta a exportar para o Japão após dez meses de suspensão
Proibição havia sido imposta em janeiro após confirmação de foco de febre aftosa em búfalos d'água, no estado de Brandemburgo
Pecuária
Reabertura da China e Europa elevará preço do frango brasileiro, avalia JBS
Segundo o CEO global da companhia controladora da Seara, os efeitos da demanda chinesa e europeia serão vistos neste último trimestre de 2025
Pecuária
Mapa detalha atuação de empresas privadas em inspeção de frigoríficos
Medida faz parte de regulamentação da Lei do Autocontrole
Pecuária
Estados Unidos investem em moscas estéreis para conter praga da pecuária
Cerca de 100 milhões de moscas são liberadas por semana para conter o crescimento da mosca-berne, também chamada de praga do novo mundo
Pecuária
Gripe aviária: Espanha ordena confinamento imediato de aves
Medida cautelar visa prevenir o contágio pelo vírus diante do aumento de focos na Europa e chegada de aves migratórias
Pecuária
Governo do RS implementa projeto para rastreio de gado
Projeto-piloto oferece identificação individual e amplia acesso a mercados exigentes até maio de 2026
Pecuária
Falha na inativação da vacina Excell 10 foi a causa da mortes de animais
Laboratório conclui investigação sobre falhas na produção da vacina contra clostridiose que causou a morte de mais de 600 animais
Pecuária
Mesmo com custos mais altos, cresce a intenção de confinamento em Mato Grosso
Mais de 900 mil cabeças foram confinadas no estado este ano, crescimento de 4,05% em relação ao ano passado.