PUBLICIDADE

Pecuária

Nova associação une agronegócio e ciência pelo bem-estar animal 

Abbea promete integrar diferentes setores para fortalecer práticas sustentáveis na produção e na pesquisa

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

16/10/2025 - 12:53

Foto: Lucas Freitas/Abbea
Foto: Lucas Freitas/Abbea

A integração entre agronegócio, ciência e sociedade civil ganha um novo marco com o lançamento da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (Abbea). Primeira entidade multissetorial dedicada ao tema no país, a Abbea nasce com a proposta de promover avanços contínuos em bem-estar animal, sustentados por base científica, diálogo técnico e cooperação internacional. O lançamento oficial da iniciativa ocorreu nessa quarta-feira, 15, em São Paulo (SP).

“Além de promover o bem-estar animal como valor ético, científico e econômico, queremos estabelecer uma plataforma de diálogo entre governo, empresas, academia e sociedade civil. Buscamos fazer do respeito aos animais um pilar da sociedade brasileira e da imagem do Brasil no mundo”, afirmou o presidente da instituição, Thomas Timm, durante a cerimônia de lançamento.

CONTEÚDO PATROCINADO

Formada por nove líderes de destaque, a associação reúne nomes que representam diferentes dimensões do debate. Entre os fundadores estão a pecuarista Carmen Perez, referência em boas práticas de produção; a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, pesquisadora do Instituto Butantan; o comunicador José Luiz Tejon, voz influente do agronegócio e o professor alemão Jörg Hartung, especialista da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover. 

“Há 18 anos, comecei a falar sobre o bem-estar animal no agronegócio, e algo que, com o tempo, eu pude compreender é que toda perspectiva é construída. E construir uma nova perspectiva coletiva não é algo que se faz sozinho: é fundamental que diferentes realidades sejam compartilhadas, ampliadas e enriquecidas. É por isso que uma iniciativa como a ABBEA é tão importante”, destacou Carmen Perez, responsável pelo Comitê de Animais de Grande Porte.

A Abbea surge alinhada aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com atuação estratégica em negociações internacionais – como o Acordo União Europeia–Mercosul – e foco na sustentabilidade e na responsabilidade social das cadeias produtivas. A entidade também se propõe a funcionar como elo técnico entre Brasil, Mercosul e União Europeia, fortalecendo a imagem internacional do país.

PUBLICIDADE
Lançamento oficial da Abbea ocorreu nessa quarta-feira, 15 Foto: Lucas Freitas/Abbea

Entre as primeiras ações da associação estão o Plano de Treinamento Abbea para empresas e instituições, o Encontro Anual Abbea e participação no Congresso Internacional “Don’t Forget the Animals 2026”. No planejamento até 2030, incluem-se metas como:  

  • Criar o Conselho Nacional de Bem-Estar Animal (Conbea);
  • Regionalizar a Abbea;
  • Melhorar a imagem internacional do Brasil;
  • Propor o ODS 18 – Proteção da Fauna Mundial no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Queremos contribuir com debates baseados em informações atualizadas, esclarecedoras e que provoquem consciência”, afirmou o jornalista e publicitário José Luiz Tejon,  responsável pela área de Comunicação da recém-lançada entidade.

A estrutura da entidade contará com conselhos especializados dedicados a temas como assuntos legais, relações internacionais e acadêmicas, comunicação e diferentes categorias de animais – de companhia, silvestres e de grande porte. Esses grupos atuarão de forma técnica e cooperativa, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis para o bem-estar animal no Brasil.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Cavalo Crioulo gera R$ 5,36 bilhões ao ano e 160 mil empregos

Pecuária

Cavalo Crioulo gera R$ 5,36 bilhões ao ano e 160 mil empregos

Estudo da ABCCC e da Esalq reforça expansão da raça impulsionada pelo esporte

Preço do leite pago ao produtor cai pela sétima vez consecutiva

Pecuária

Preço do leite pago ao produtor cai pela sétima vez consecutiva

Consultoria vê recuperação da cotação somente a partir do segundo bimestre de 2026, quando a oferta no campo deve reduzir

Com previsão de alta do boi, confinamento avança e projeta novo ciclo positivo

Pecuária

Com previsão de alta do boi, confinamento avança e projeta novo ciclo positivo

Levantamento da Scot Consultoria revela que 78,8% dos confinadores estão otimistas e esperam aumentar número de bovinos em 2026

Após ano com gripe aviária, setor avícola projeta crescimento para 2026

Pecuária

Após ano com gripe aviária, setor avícola projeta crescimento para 2026

Associação Brasileira de Proteína Animal afirma que impacto sanitário foi superado e prevê alta na produção e nas exportações

PUBLICIDADE

Pecuária

Com críticas ao mercado internacional, Pará adia início da obrigatoriedade da rastreabilidade bovina 

A nova data da rastreabilidade bovina no Estado ainda é mais cedo que o cronograma nacional, que prevê a obrigatoriedade a partir de 2033

Pecuária

Mercado do bezerro ganha força, mas clima limita avanço

Segundo a Markestrat Group, parte dos pecuaristas começa a retomar as compras diante de expectativas mais favoráveis para o boi gordo em 2026

Pecuária

Peste suína africana volta à Espanha após 30 anos

Javalis infectados causam suspensão de exportações e envio de militares para apoiar trabalhos de contenção do vírus

Pecuária

Feicorte anuncia novidades para 2026

Com nova estrutura e leilões, feira mira expansão da cadeia da carne e anuncia 1ª edição no exterior 

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.