Pecuária
Nova associação une agronegócio e ciência pelo bem-estar animal
Abbea promete integrar diferentes setores para fortalecer práticas sustentáveis na produção e na pesquisa
Redação Agro Estadão
16/10/2025 - 12:53

A integração entre agronegócio, ciência e sociedade civil ganha um novo marco com o lançamento da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (Abbea). Primeira entidade multissetorial dedicada ao tema no país, a Abbea nasce com a proposta de promover avanços contínuos em bem-estar animal, sustentados por base científica, diálogo técnico e cooperação internacional. O lançamento oficial da iniciativa ocorreu nessa quarta-feira, 15, em São Paulo (SP).
“Além de promover o bem-estar animal como valor ético, científico e econômico, queremos estabelecer uma plataforma de diálogo entre governo, empresas, academia e sociedade civil. Buscamos fazer do respeito aos animais um pilar da sociedade brasileira e da imagem do Brasil no mundo”, afirmou o presidente da instituição, Thomas Timm, durante a cerimônia de lançamento.
Formada por nove líderes de destaque, a associação reúne nomes que representam diferentes dimensões do debate. Entre os fundadores estão a pecuarista Carmen Perez, referência em boas práticas de produção; a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, pesquisadora do Instituto Butantan; o comunicador José Luiz Tejon, voz influente do agronegócio e o professor alemão Jörg Hartung, especialista da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover.
“Há 18 anos, comecei a falar sobre o bem-estar animal no agronegócio, e algo que, com o tempo, eu pude compreender é que toda perspectiva é construída. E construir uma nova perspectiva coletiva não é algo que se faz sozinho: é fundamental que diferentes realidades sejam compartilhadas, ampliadas e enriquecidas. É por isso que uma iniciativa como a ABBEA é tão importante”, destacou Carmen Perez, responsável pelo Comitê de Animais de Grande Porte.
A Abbea surge alinhada aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com atuação estratégica em negociações internacionais – como o Acordo União Europeia–Mercosul – e foco na sustentabilidade e na responsabilidade social das cadeias produtivas. A entidade também se propõe a funcionar como elo técnico entre Brasil, Mercosul e União Europeia, fortalecendo a imagem internacional do país.

Entre as primeiras ações da associação estão o Plano de Treinamento Abbea para empresas e instituições, o Encontro Anual Abbea e participação no Congresso Internacional “Don’t Forget the Animals 2026”. No planejamento até 2030, incluem-se metas como:
- Criar o Conselho Nacional de Bem-Estar Animal (Conbea);
- Regionalizar a Abbea;
- Melhorar a imagem internacional do Brasil;
- Propor o ODS 18 – Proteção da Fauna Mundial no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Queremos contribuir com debates baseados em informações atualizadas, esclarecedoras e que provoquem consciência”, afirmou o jornalista e publicitário José Luiz Tejon, responsável pela área de Comunicação da recém-lançada entidade.
A estrutura da entidade contará com conselhos especializados dedicados a temas como assuntos legais, relações internacionais e acadêmicas, comunicação e diferentes categorias de animais – de companhia, silvestres e de grande porte. Esses grupos atuarão de forma técnica e cooperativa, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis para o bem-estar animal no Brasil.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Campeiro: o marchador das araucárias
2
Com críticas ao mercado internacional, Pará adia início da obrigatoriedade da rastreabilidade bovina
3
Novo recorde: vaca brasileira é a mais cara do mundo
4
Com previsão de alta do boi, confinamento avança e projeta novo ciclo positivo
5
Custos da pecuária: confira qual insumo é o mais competitivo
6
Navio com 3 mil vacas volta ao Uruguai após ser recusado na Turquia
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Cavalo Crioulo gera R$ 5,36 bilhões ao ano e 160 mil empregos
Estudo da ABCCC e da Esalq reforça expansão da raça impulsionada pelo esporte
Pecuária
Preço do leite pago ao produtor cai pela sétima vez consecutiva
Consultoria vê recuperação da cotação somente a partir do segundo bimestre de 2026, quando a oferta no campo deve reduzir
Pecuária
Com previsão de alta do boi, confinamento avança e projeta novo ciclo positivo
Levantamento da Scot Consultoria revela que 78,8% dos confinadores estão otimistas e esperam aumentar número de bovinos em 2026
Pecuária
Após ano com gripe aviária, setor avícola projeta crescimento para 2026
Associação Brasileira de Proteína Animal afirma que impacto sanitário foi superado e prevê alta na produção e nas exportações
Pecuária
Com críticas ao mercado internacional, Pará adia início da obrigatoriedade da rastreabilidade bovina
A nova data da rastreabilidade bovina no Estado ainda é mais cedo que o cronograma nacional, que prevê a obrigatoriedade a partir de 2033
Pecuária
Mercado do bezerro ganha força, mas clima limita avanço
Segundo a Markestrat Group, parte dos pecuaristas começa a retomar as compras diante de expectativas mais favoráveis para o boi gordo em 2026
Pecuária
Peste suína africana volta à Espanha após 30 anos
Javalis infectados causam suspensão de exportações e envio de militares para apoiar trabalhos de contenção do vírus
Pecuária
Feicorte anuncia novidades para 2026
Com nova estrutura e leilões, feira mira expansão da cadeia da carne e anuncia 1ª edição no exterior