Ao todo, 15 Estados já assinaram um protocolo de intenções para participar da ferramenta que pretende ser uma vitrine de inovações
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançaram uma plataforma para conectar diferentes agentes na área de inovação na agropecuária. A ideia é promover uma integração e facilitar o conhecimento dessas tecnologias.
O lançamento do Mapa Conecta, como foi chamada a plataforma, foi feito nesta quinta-feira, 09, em Brasília (DF), durante o Festival Curicaca. Essa conexão se estende para startups, como agtechs e foodtechs, investidores nacionais e internacionais e ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos. A plataforma também será multilingue.
Entre os objetivos está o de ser uma espécie de vitrine para inovações e possibilitar o desenvolvimento de soluções em diferentes Estados. O coordenador-geral de Inovação Agropecuária da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Cesar Teles, destacou esse papel.
“Segundo o Radar Agtech, mais de 40% das startups do agro estão concentradas no estado de São Paulo. Isso é maravilhoso para São Paulo, mas, para o resto do Brasil, significa perder um grande potencial. Talvez uma solução desenvolvida por uma dessas techs pudesse estar sendo aplicada no Ceará ou em Santa Catarina”, comentou.
De acordo com o ministério, alguns Estados já têm firmado um acordo para participação no Mapa Conecta. São eles: Pará, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.