Gente
Saiba quem é Diferentão, o búfalo que passeou na praia de Copacabana
Tutor do búfalo conta que ele era o mais bravo do grupo, mas hoje é o mais manso e adora um carinho

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
22/08/2024 - 19:42

Pisar nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi o passeio mais recente de Diferentão – o búfalo mineiro que está conquistando a internet. O animal de quatro anos e que pesa 1,030 tonelada, não se intimida com a proximidade das pessoas que querem tirar fotos e gravar vídeos.
O tutor do Diferentão, o mineiro Rômulo Cavalcante, conta que ele curte música. “Tinha um som em Copacabana, ele ouviu a música e foi na direção. ‘Opa, deve ter alguma coisa legal pra mim’ ele pensou. Já vinculou música com carinho e comida”, conta Cavalcante ao Agro Estadão.
Próxima parada do Diferentão será a Avenida Paulista
Cavalcante diz que começou a fazer passeios com o animal perto da cidade deles, São José do Jacuri, no norte de Minas Gerais, ainda no ano passado. Ele também passeou pelo centro da capital Belo Horizonte, onde atraiu curiosos – é claro. As experiências são compartilhadas no perfil pessoal. (@romulodiferentao)
Enquanto conversava com a reportagem do Agro Estadão, o tutor e o Diferentão estavam na estrada, a caminho do Rodeio Internacional de Barretos, em São Paulo. Mas antes, o búfalo viajante vai dar um passeio em Campinas e, no fim de semana, a parada promete ser na Avenida Paulista, no centro da capital de São Paulo.
E para cada destino, Cavalcante conta que providencia os documentos necessários, como a GTA, a Guia de Trânsito de Animais emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O Agro Estadão pediu uma nota para a Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro (SEOP), mas a resposta não chegou até a publicação da reportagem.
O búfalo Diferentão nem sempre foi manso

Os búfalos são conhecidos pela docilidade e, ao mesmo tempo, rusticidade. Mas antes dessa mansidão demonstrada nos vídeos, o Diferentão precisou ser domado.
“Meu pai comprou quatro búfalos para fazer uma junta (carro de búfalo). Eu amansei os quatro. Mas o Diferentão era o mais bravo, o mais arisco e o último a ser montado. Mas ficou o mais manso de todos”, lembra.
Com isso, os outros três animais foram vendidos e o Diferentão ficou. Acabou se tornando um amigo e companheiro de aventuras. Mas o que o Diferentão come durante as viagens? A alimentação diária é garantida com cerca de 30 kg de silagem e a hidratação, com 30 litros de água por dia.
E onde o Diferentão faz as necessidades? Tudo organizado, segundo Cavalcante. “Só na carretinha em que ele viaja – já é o lavabo dele”, brinca.
No vídeo abaixo, está um pouco da passagem do búfalo viajante pela praia carioca. O relato no vídeo mostra que ele não gostou muito da água, mas passeou tranquilamente.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
2
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
3
Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS
4
Série Dia do Agricultor: enfermeira vira referência no cultivo de batata-doce
5
Cursos de qualificação no agro estão com inscrições abertas
6
Cafeicultor vê tarifa dos EUA com apreensão

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Gente
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
Qualquer pessoa ou empresa que tenha, use ou possua um imóvel rural, incluindo aqueles em usufruto, precisa declarar

Gente
Luís Adriano Teixeira é o novo presidente da Asbia
Médico veterinário vai administrar um setor em crescimento no país, que produziu, em 2024, 5,6% mais doses de sêmen bovino que no ano anterior

Gente
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
Produtor em Petrolina (PE) investiu cerca de R$ 630 mil para produzir 300 toneladas de manga com destino aos Estados Unidos

Gente
Série Dia do Agricultor: após enchente, produtor recomeça no RS
O agricultor Mauro Soares viu sua produção ser levada pela água em 2024. Hoje, ele comemora à retomada da rotina no campo
Gente
Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS
Leonardo Freitas, produtor de Santa Maria (RS), lembra dos prejuízos causados pelo clima extremo, mas mantém a confiança e a lavoura de soja
Gente
Cafeicultor vê tarifa dos EUA com apreensão
Apesar de os EUA terem parado de comprar momentaneamente, produtor aposta na escassez global para manter exportações em alta
Gente
Série Dia do Agricultor: enfermeira vira referência no cultivo de batata-doce
Com planejamento e inovação, a produtora Lucy Mara levou a batata-doce do interior paulista para o mercado mundial
Gente
Celular avança na área rural, revela IBGE
Crescimento de usuários no campo saiu de 54,6% há oito anos para 77,2%, atualmente