Governo deve repassar R$ 670 milhões na primeira etapa do benefício
Cerca de 558 mil produtores rurais beneficiários do Garantia-Safra referente ao ciclo 2023/24 começarão a receber os pagamentos a partir desta terça-feira, 18. Conforme o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), esses agricultores familiares estão espalhados em 744 cidades de onze estados e o total a ser distribuído nesta primeira etapa é de R$ 670 milhões.
Segundo nota da pasta, “o pagamento do Garantia-Safra segue o calendário de pagamento dos benefícios sociais e será depositado em Conta Poupança Digital da Caixa Econômica Federal”. Para o MDA, a iniciativa possibilita manter e incentivar a continuidade de pequenos agricultores no campo.
Esse benefício atende produtores rurais que comprovem perdas de pelo menos 50% da produção. Os prejuízos precisam ser decorrentes de fatores climáticos. Além disso, a renda mensal tem que ser de até 1,5 salário-mínimo e a área plantada tem que ser entre 0,6 e 5 hectares. As culturas beneficiadas são: feijão, milho, arroz, algodão e mandioca. Para conferir se tem direto ao benefício, basta acessar o link oficial de consulta do governo federal.