Gente
A estrela é o mecânico
Na segunda temporada do reality show Master Mechanic, a Massey Ferguson foca nos desafios na automação em provas que buscam maior produtividade
5 minutos de leitura 29/09/2024 - 08:30
Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
Seis mecânicos agrícolas competem em duplas em busca do maior objetivo no campo: a produtividade. Essa é a base da segunda temporada de Master Mechanic, o primeiro reality show brasileiro voltado ao agronegócio e realizado pela Massey Ferguson.
O programa busca destacar a importância desses profissionais para a eficiência das máquinas e a produtividade das lavouras. Por isso, as provas vão testar as habilidades dos profissionais na configuração ideal das máquinas, mostrando os desafios que eles enfrentam no dia a dia.
O gerente de serviços da Massey Ferguson, Bruno Pianca, lembra que na primeira temporada o foco era a parte técnica, a capacidade de diagnóstico e resolução de problemas. Agora, os mecânicos precisarão demonstrar um domínio ainda maior sobre os equipamentos, especialmente em relação à automação.
“Os jurados estarão atentos principalmente à capacidade técnica dos mecânicos de configurar corretamente o conjunto trator e implemento para que entregue máxima produtividade, sem falhas. Por exemplo, um trator mal regulado pode gerar excesso de patinagem ou consumo elevado de combustível, enquanto uma plantadeira com ajustes incorretos de profundidade pode comprometer o plantio. Portanto, o foco será na habilidade de garantir que o conjunto funcione perfeitamente integrado, maximizando o rendimento no campo”, conta Pianca ao Agro Estadão.
Para isso, será usado um maquinário de alta tecnologia: o trator MF 8S acoplado à plantadeira Momentum. “Nesse conjunto, os sensores realizam leituras em tempo real, permitindo um controle eficiente da tração, da vazão hidráulica e da profundidade de plantio, garantindo que as sementes e o adubo sejam aplicados de forma precisa, evitando desperdícios e maximizando o rendimento”, explica Pianca.
Conheça o elenco do reality da Massey Ferguson
O reality Master Mechanic será exibido em três episódios no canal do YouTube da Massey Ferguson Brasil, nos dias 10, 17 e 24 de outubro, com apresentação da jornalista Millena Machado.
Os três jurados são José Fernando Schlosser, professor da Universidade Federal de Santa Maria; Cezar Bronzati, do time de serviços AGCO; e Sandra Nalli, fundadora da Escola do Mecânico.
Os seis mecânicos foram selecionados entre os profissionais das concessionárias da marca do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A escolha aconteceu entre os que se inscreveram e foi determinada pela qualificação técnica, levando em consideração o perfil de desempenho e conhecimento prático no dia a dia.
Quem são os seis mecânicos competidores
Na disputa, eles serão divididos em duplas por sorteio. Conheça os competidores:
Anderson Rodrigues, 31 anos, Vacaria (RS) – Atua na empresa há 12 anos. O contato com o maquinário começou na infância, acompanhando o pai na lavoura. O profissional diz que está confiante. “O primeiro lugar é o mais visado de todos, por isso vou dar o melhor para conseguir chegar lá”.
Antônio Carlos, 47 anos, Avaré (SP) – Está na empresa há 25 anos e acredita que a experiência e a busca constante por aprendizado podem ajudá-lo. “Nunca parei de aprender. Esse é meu diferencial, e estou certo de que vai me ajudar a conquistar o prêmio”.
Darlon Mota, 27 anos, Patos de Minas (MG) – Trabalha em uma concessionária da marca há nove anos, onde lidera a área de tecnologia. Ele acredita que sua calma e determinação serão fundamentais. “Estudei muito para estar no programa. Sou uma pessoa focada, e sempre procuro ter conhecimento de todas as informações antes mesmo do produto chegar à concessionária, porque sei que máquina parada no campo é prejuízo”.
Emerson Gonçalves, 42 anos, de Ourinhos (SP) – Está há dez anos na marca e diz que a paixão pela mecânica foi herdada do pai. Ele acredita que seus conhecimentos práticos serão um diferencial na competição. “Estou confiante na vitória. Respeito meus companheiros, sei que todos vieram para ganhar também, mas eu vim com sede de vencer”.
Higor de Freitas Larson, 34 anos, de Campo Grande (MS) – Tem nove anos de experiência na marca. Higor acredita que sua expertise ajudará a conquistar o troféu do Master Mechanic. “Me considero muito novo pelo tanto que já aprendi. Ministro treinamento para pessoas mais velhas, e isso aconteceu porque busquei o conhecimento”.
Patrick Steffanello, 29 anos, de Tupanciretã (RS) – Com 11 anos de experiência na Massey Ferguson, o mecânico acredita que possui todos os pré-requisitos para se tornar o Master Mechanic. “Sempre estudei e gosto de ser desafiado para mostrar minha capacidade”.
O prêmio
Cada integrante da dupla vencedora do reality receberá como prêmio um troféu exclusivo; R$ 20 mil; e uma viagem com acompanhante para Buenos Aires, Argentina, incluindo a visita à fábrica da Massey Ferguson em General Rodriguez.
A importância da capacitação do mecânico agrícola
O gerente de serviços da Massey Ferguson destaca a necessidade do profissional no campo, com o avanço das tecnologias embarcadas nos equipamentos. Sem treinamento, o mecânico agrícola não consegue atuar em campo.
“Os profissionais precisam não apenas saber como fazer ajustes, mas também ter a capacidade de interpretar e entender a tecnologia envolvida. O perfil do mecânico evoluiu para um profissional com habilidade em interpretação e aplicação de tecnologia”, afirma Bruno Pianca.
Com a exigência de mão-de-obra cada vez mais especializada, o executivo conta que a Massey Ferguson oferece mais de três mil treinamentos por ano no Centro de Treinamento em Campinas (SP) e que os instrutores passam por qualificação contínua também em unidades do grupo no exterior ao qual a Massey pertence, a AGCO.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Volkswagen Amarok V6 2025 chega com novo visual, mais equipamentos e motor de 258 cv
2
Cacau+: programa eleva produtividade e renda de pequenos agricultores no sul da Bahia
3
A estrela é o mecânico
4
Azeites impróprios para consumo: Mapa divulga lista com 11 marcas
5
FPA vê com preocupação decreto que amplia punições contra queimadas
6
Embrapa e UnB criam manual com dicas para ser um 'sommelier' de café em casa
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Agricultores do RS: “crédito do BNDES acabou no primeiro dia”
Farsul pede mudanças ao Mapa e senadores querem convocar ministros para falar sobre as medidas de ajuda a agricultores gaúchos
Gente
Azeites impróprios para consumo: Mapa divulga lista com 11 marcas
Pasta segue analisando outras marcas e lista pode aumentar
Gente
Volkswagen Amarok V6 2025 chega com novo visual, mais equipamentos e motor de 258 cv
Repleta de novidades, picape média é a mais potente do segmento e mantém preços das três versões
Gente
Produtor rural tem até dia 30 para pagar ITR
Declaração de pagamento do ITR é obrigatória para o produtor rural; envio fora do prazo gera multas
Embrapa e UnB criam manual com dicas para ser um 'sommelier' de café em casa
Guia de classificação de café é alternativa para produtores, cooperativas e até cafeterias
FPA vê com preocupação decreto que amplia punições contra queimadas
Normativa aumenta multas para queimadas em imóveis rurais e inclui embargo ambiental
Cacau+: programa eleva produtividade e renda de pequenos agricultores no sul da Bahia
Autonomia, qualidade de vida no campo e melhores condições sociais estão entre os objetivos do projeto
O segredo da pecuária na Amazônia
Conheça o pecuarista que apostou na sustentabilidade para criar boi na Amazônia e sonha em mudar a vida das pessoas com “carne mais barata”