Economia

Vaca Jersey quebra recorde sul-americano de produção de leite em evento no RS

A feira, realizada em Campo Novo (RS), foi palco de um feito histórico na pecuária leiteira: 71,61 kg em um período de 24 horas

Na última quinta-feira, 20, durante o Concurso Leiteiro da raça Jersey na 9ª ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo (RS), um novo recorde sul-americano foi estabelecido, marcando um momento de celebração para criadores e entusiastas do setor.

A protagonista foi Guardiã D’Artagnan da Ventana, uma vaca Jersey pertencente à Cabanha Ventana, localizada em Boa Vista do Incra (RS). Sob os cuidados da produtora Carmem Petersen Dias da Costa, Guardiã produziu impressionantes 71,61 kg de leite em um período de 24 horas, superando o recorde anterior, de 67,73 kg, que pertencia a Mineira do Dane’s, do criador José Nereu Gomes, de Jaguariaíva (PR).

O concurso, que faz parte da 3ª Exposição Leiteira do evento, contou com a participação de onze vacas Jersey, divididas em duas categorias: cinco vacas adultas e seis jovens. Guardiã não apenas venceu a categoria de Vaca Adulta, mas inscreveu seu nome na história da pecuária sul-americana.

Ângela de Faria Maraschin, presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, presente no evento, demonstrou sua satisfação com o resultado: “A raça Jersey está extremamente contente em anunciar que a produção atingiu outro patamar. A rusticidade e a eficiência na conversão de alimento em leite são características essenciais, e é isso que buscamos.”

Juiz norte-americano

Além do concurso leiteiro, a ExpoAgro Cotricampo sediou julgamentos morfológicos, que se estenderam até o sábado, 22. O evento contou com a presença do renomado juiz Gregory Silva, norte-americano residente na Califórnia.

O Pavilhão do Gado de Leite da feira abrigou mais de 160 animais das raças Jersey e Holandesa, com 26 expositores, sendo 25 do Rio Grande do Sul e um de Castro (PR).