Embora as chuvas tenham interrompido temporariamente os trabalhos, elas têm favorecido o desenvolvimento das lavouras
O plantio da safra de soja 2024/25 do Paraná avançou para 74% da área. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná, na semana passada, os trabalhos estavam em 62%, enquanto que na safra anterior, estavam em 69%.
Atualmente, 99% das lavouras estão em boas condições e 1% em situação média. Em relação ao desenvolvimento, 22% das lavouras estão em fase de germinação, 76% em desenvolvimento vegetativo e 2% em floração.
Segundo o Deral, apesar das chuvas terem paralisado momentaneamente os trabalhos de plantio, elas têm beneficiado as lavouras, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento das plantas nos estágios iniciais.
A área deve totalizar 5,8 milhões de hectares, levemente acima dos 5,7 milhões de hectares cultivados em 2023/24. A produção é projetada em 22,3 milhões de toneladas, alta de 21% em relação à temporada passada. A produtividade em 2024/25 é esperada em 3,8 kg por hectare.
Em alerta, o Deral informa que, há alguns atrasos na semeadura, que influenciarão diretamente o plantio da segunda safra de milho de forma negativa, resultando em redução nas áreas a serem cultivadas.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.