Economia

Icofort inaugura fábrica de óleo de algodão em MT

Unidade tem capacidade para processar 216 mil toneladas de caroço de algodão e 108 mil toneladas de refino de óleo bruto

A Icofort Agroindustrial, companhia especializada em extração e processamento de óleo de algodão no Nordeste, expandiu os seus negócios. A empresa inaugurou nesta sexta-feira, 29, uma fábrica em Nova Mutum, Mato Grosso, um dos principais polos agrícolas do país. 

A unidade recebeu mais de R$ 270 milhões em investimentos diretos e conta com uma área total de pouco mais de 259 mil metros quadrados. A capacidade anual de produção é de 216 mil toneladas de caroço de algodão e 108 mil toneladas de refino de óleo bruto de algodão. A expectativa da companhia é de geração de cerca de 800 empregos diretos e indiretos.

Com a expansão e aumento da produção, a empresa espera que o Brasil desponte como o segundo maior produtor de óleo de algodão do mundo.

Reconhecido por suas propriedades nutricionais — rico em vitamina E e Ômega-3 — o óleo de algodão se destaca como uma das matérias-primas preferidas na indústria alimentícia. Além disso, também é uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de biodiesel no Brasil, em concorrência com a soja. 

Por isso, a nova fábrica produzirá um portfólio diversificado de produtos, que inclui uma linha de óleos, margarinas (livres de gorduras hidrogenadas), rações, celulose e gorduras. O objetivo é atender às necessidades dos segmentos de alimentos, nutrição animal e biocombustíveis.

Ocupando o posto de maior empresa do setor no Brasil

Com a expansão, a Icofort Agroindustrial se consolida como a maior empresa do setor no país, com uma capacidade anual total de 375 mil toneladas de esmagamento de caroço de algodão e 170 mil toneladas de refino de óleo bruto de algodão. 

Além da planta inaugurada em Mato Grosso, a companhia tem uma unidade em Juazeiro e Luís Eduardo Magalhães, ambas na Bahia. Com a planta de Nova Mutum, o faturamento da empresa deverá chegar a R$ 1,2 bilhão na safra 2024/25

Com uma cadeia produtiva focada em sustentabilidade, a Icofort também reaproveita o bagaço do processo de refino para produzir ração para os animais. O farelo de algodão é um ingrediente altamente proteico utilizado para balancear a alimentação de bovinos, ovinos e caprinos. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.