Rota liga Brasil a porto no Peru e deve ajudar no escoamento de produção agropecuária
O Ministério dos Transportes, através da Infra S.A., assinou um acordo com o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group. O memorando de entendimento foi firmado nesta segunda-feira, 7.
De acordo com a pasta, o acordo prevê uma cooperação com a realização de estudos “para avaliar a viabilidade de um novo corredor ferroviário bioceânico”. A ideia é integrar o Brasil ao Oceano Pacífico por meio do porto de Chancay, no Peru.
“Este não é apenas um gesto formal, é o primeiro passo de uma jornada técnica, institucional e diplomática que visa aproximar continentes, reduzir distâncias e fortalecer laços entre nações que compartilham uma visão de longo prazo”, disse em nota o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
A rota deve integrar ainda diferentes modais como rodoviário e hidroviário. Segundo o ministério, o foco tem sido em encontrar alternativas “no escoamento da produção agrícola e mineral do Centro-Oeste para os portos do Arco Norte e do Sudeste”.