Economia

Brasil abre mercado de carne bovina para São Vicente e Granadinas

No ano passado, Brasil acumulou US$ 288 milhões exportados em produtos agropecuários para países da comunidade caribenha

Os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE) anunciaram, nesta quinta-feira, 21, o fim da negociação sanitária e a abertura de mercado para carne bovina, produtos cárneos e miúdos bovinos para São Vicente e Granadinas, na região do Caribe.

Segundo nota oficial, a abertura faz parte da estratégia do governo brasileiro de diversificação de parcerias comerciais. Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 403 aberturas de mercado desde o início de 2023.

Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 288 milhões em produtos agropecuários para países da Comunidade do Caribe (Caricom), da qual São Vicente e Granadinas é membro.

Nesta semana, o governo também anunciou o início das exportações da proteína para a Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, com cerca de 283 milhões de habitantes. “O consumo de carne bovina no país asiático vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da renda da população e pela expansão da classe média urbana”, disse o governo federal em nota.