Cotações

Suínos: receita com exportação é a 2ª maior da história

Receita de abril foi impulsionada por volume recorde enviado para o exterior, segundo Cepea

A receita gerada pelas exportações brasileiras de carne suína em abril de 2025 alcançou o segundo maior patamar da série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), iniciada em 1997. 

De acordo com dados da Secex, analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as 127,8 mil toneladas de produtos suinícolas (in natura e processados) embarcadas no último mês resultaram em R$ 1,73 bilhão. Esse montante representa um aumento de 9,3% em relação a março e um significativo acréscimo de 40% em comparação com abril de 2024.

O volume exportado em abril de 2025 estabeleceu um novo recorde para o mês e figura como o terceiro maior da série histórica da Secex. Esse desempenho significa elevações de 11,4% frente a março e de 14,5% em relação a abril de 2024.

No mercado doméstico, os dados levantados pelo Cepea apontaram “oferta equilibrada com a demanda em quase todas as regiões acompanhadas. Agentes consultados pelo Centro de Pesquisas indicam que a procura está firme, mas não se aqueceu como o esperado para um início de mês. Nesse cenário, os preços do suíno vivo e da carne estão praticamente estáveis”.