Cotações

Preço do trigo sobe quase 3% diante de oferta restrita no mercado interno

Dificuldade em encontrar trigo de alta qualidade leva compradores a priorizarem importação

Os preços do trigo em grão seguem em alta no Brasil. Em fevereiro, os ganhos até a segunda-feira, 24, eram de 2,94%, com a tonelada no Paraná sendo negociada a R$ 1.326,75 em média. 

Segundo o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), compradores indicam ter dificuldades em encontrar o cereal de qualidade no mercado à vista e, com isso, priorizam as aquisições externas. “Vendedores, com baixos estoques, estão afastados dos negócios, na expectativa de cotações maiores nos próximos meses, ainda de entressafra brasileira”, destacam os pesquisadores em nota. 

Por isso, a venda de trigo de alta qualidade, com peso específico igual ou superior a 78 PH — medida que indica a densidade e o rendimento dos grãos na moagem —, está mais limitada. “Apenas lotes pontuais são comercializados”, diz o Cepea. 

Enquanto isso, no campo, produtores começam a se planejar para a nova safra. Dados oficiais apontam uma redução de 2,1% na área semeada com trigo no Brasil, porém, a produtividade deve crescer, garantindo maior oferta em 2025 frente ao ano anterior.