Cotações

Preço do arroz recua pela 11ª semana consecutiva 

Liquidez segue baixa após feriado e média de abril atinge menor patamar desde outubro de 2022

Os preços do arroz em casca registraram queda pela 11ª semana consecutiva no Rio Grande do Sul, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Entre 11 e 17 de abril, o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista) apresentou recuo de 0,26%, fechando a R$ 76,04 por saca de 50 kg na quinta-feira, 17.

A sequência de desvalorizações iniciou no começo de fevereiro e, até o momento, a média parcial de abril é a menor desde outubro de 2022. Pesquisadores do Cepea apontam que o feriado prolongado da Semana Santa reduziu a liquidez no mercado do arroz em casca. No período, produtores priorizaram as atividades de campo, que se aproximam da conclusão, apesar das chuvas que dificultaram o avanço da colheita na região Sul.

No atacado e varejo, o interesse de compra permaneceu limitado, sem impacto significativo “Atacadistas e varejistas não mostraram grande interesse de compra a ponto de impactar a demanda de engenhos, apesar da necessidade de aquisição sinalizada por unidades de beneficiamento”, diz o Centro de Estudos.