Apesar de começar agosto com valorização, a partir deste fim de semana previsões climáticas podem prejudicar a comercialização das hortaliças
Com o retorno das aulas, os preços da alface subiram nesta semana na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Conforme acompanhamento do departamento de hortifruti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços da alface crespa aumentaram 5,56%, encerrando a semana a R$ 15,83 cada caixa com 24 unidades. Já a americana aumentou 4,76% e fechou, em média, a R$ 18,33 a caixa com 18 unidades.
Segundo pesquisadores do Cepea, os atacadistas tiveram maior facilidade para escoar as hortaliças com o retorno das aulas. Também contribui para este cenário, o pedido reduzido, desde o fim do mês anterior, pois tem auxiliado na diminuição das sobras nos boxes.
Por outro lado, o Centro de Estudos informa que os atacadistas estão em alerta com as previsões climáticas de frente fria a partir deste fim de semana, com mínimas que devem chegar na casa dos 6ºC na capital paulista, segundo a Climatempo. A queda intensa nas temperaturas pode prejudicar o escoamento dos pés.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.