Hidratado e anidro tiveram retrações de 3%; distribuidoras seguem demonstrando pouco interesse
Pela segunda semana seguida, a demanda retraída impactou os preços do etanol, que caíram cerca de 3% em São Paulo. Entre 22 e 26 de julho, o litro do hidratado foi comercializado a R$ 2,56, em média (livre de ICMS e PIS/Cofins). Esse patamar representa uma queda de 3,39% na comparação com o período anterior, de 15 a 19 deste mês.
Para o etanol anidro, que já havia caído quase 1% no levantamento anterior, a semana passada foi mais uma vez de baixa. Com cotação média de R$ 2,95 por litro, a desvalorização foi de 3% (livre de Pis/Cofins). Os dados são do Centro de Estudos Aplicados em Economia Avançada (Cepea).
De acordo com pesquisadores do Cepea, distribuidoras seguiram mostrando menor interesse em efetuar compras, mantendo baixa a movimentação no spot. Além disso, muitos vendedores permaneceram fora do mercado, devido aos preços internacionais competitivos do açúcar.
“Agentes também se mostram descontentes tanto com os valores atuais quanto com o volume de negociação nos últimos meses. As usinas ativas, por sua vez, baixaram os preços do biocombustível”, contextualiza o Cepea em publicação nesta terça-feira, 30.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.