X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Colheita lenta e oferta restrita impulsionam alta nos preços do café

1 minuto de leitura

22/05/2024 | 12:14

Por: Da Redação

Agricultores estão preocupados com o tamanho pequeno dos grãos colhidos, aponta Cepea

Após uma forte queda no início de maio, os preços domésticos do café têm mostrado recuperação na segunda quinzena do mês. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a oferta limitada no mercado spot – de venda à vista – especialmente de café arábica, está contribuindo para essa reação nos preços. “Esse cenário é resultado do ritmo ainda lento da colheita dessa variedade na maioria das regiões brasileiras.”

Colaboradores do Cepea informam que, embora o clima seco seja favorável para a fase inicial dos trabalhos, a colheita está entre 5% e 10% da produção esperada nas principais regiões produtoras, como Graça (SP), Zona da Mata de Minas Gerais e Noroeste do Paraná. Outro ponto de preocupação para os cafeicultores é o tamanho pequeno dos grãos colhidos até o momento.

No Cerrado de Minas Gerais, uma região significativa para a produção de arábica, as atividades de colheita estão em estágios muito iniciais. Esta região costuma começar a colheita um pouco mais tarde em comparação com outras áreas.

“A combinação de oferta restrita e preocupações com a qualidade dos grãos está sustentando os preços do café no mercado interno, trazendo algum alívio aos produtores após as quedas observadas no início do mês”, afirma em nota o Cepea.

Categorias: Cotações

Matérias relacionadas