X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Clima seco no Vietnã evita queda no preço do café no Brasil

1 minuto de leitura

29/05/2024 | 12:18

Por: Sabrina Nascimento

Mercado agrícola observa possível redução na oferta global do café tipo robusta

Apesar do início da colheita de café no Brasil, que geralmente impulsiona os preços para baixo, o mercado doméstico tem visto uma elevação nos valores de negociação. Segundo pesquisadores do Cepea, essa alta é influenciada pelo contexto internacional, especialmente pelas condições produtivas no Vietnã.

O Vietnã, maior produtor mundial do grão robusta, enfrenta um período de clima seco, podendo comprometer a produção local. Assim, uma possível redução na disponibilidade global de café ao fim da safra 2024/25 tem contribuído para a elevação dos preços no mercado brasileiro.

Além dos preços, o mercado interno observa o avanço da colheita do Brasil. Segundo o Cepea, o clima tem favorecido o andamento dos trabalhos de campo, que ainda estão em ritmo inicial. O levantamento indica ainda que, até o momento, menos de 20% da produção esperada foi colhida. Tanto para o arábica quanto para o robusta. “Há relatos frequentes de grãos menores e com problemas de formação, mas essas condições podem melhorar conforme a colheita avança”, apontam os pesquisadores em nota.

Categorias: Cotações

Matérias relacionadas