Preço da arroba teve valorização superior a 1% na primeira semana de outubro, aponta a consultoria Markestrat
O mercado da pecuária tem demonstrado leve recuperação neste início de mês. O cenário, segundo a Markestrat Consultoria, reflete uma maior demanda interna e estabilidade nas principais praças. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram uma alta de 1,07% no preço da arroba do boi gordo durante a primeira semana de outubro.
O bezerro, por sua vez, passa por ajuste pontual após forte valorização anual, sinalizando cautela na reposição. Segundo o acompanhamento de preços futuros, o valor físico do bezerro apresentou leve alta de 0,03% no mês, atingindo R$ 2.952,19. Porém, na última semana, teve queda de 1,50%, indicando uma correção de curto prazo no mercado.
Já o boi magro em São Paulo apresenta alta expressiva, reforçando o encarecimento da engorda e a necessidade de controle de custos na fase de terminação. “Para os produtores, o cenário sugere atenção à gestão de caixa e à oportunidade de travar preços futuros, protegendo margens em um ambiente de recuperação gradual e oferta ajustada”, traz o relatório da Markestrat.